Após descoberta de fraude, leite fica mais caro no RS

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Após a descoberta do Ministério Público de que produtores adulteravam o leite, com adição de água e um composto com formol, no Rio Grande do Sul, o preço do litro do longa vida na capital Porto Alegre subiu 4,18%, informou o jornal Zero Hora nesta quarta-feira. Segundo a publicação, em sete dias, o preço do leite saltou de R$ 2,15 para R$ 2,24. Como comparação, o índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, teve alta de 6,49% nos últimos 12 meses.

De acordo com a publicação, o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antí´nio Cesa Longo, afirmou que desde a revelação da fraude o consumidor não buscava o preço mais baixo, mas sim marcas em que ele pudesse confiar. Ao todo, o jornal pesquisou nove marcas í  venda em quatro redes de supermercados da cidade.

O Ministério Público estima que as empresas investigadas transportaram aproximadamente 100 milhões de litros de leite entre abril de 2012 e maio de 2013. Do total, o órgão acredita que 1 milhão de quilos de ureia contendo formol tenham sido adicionados, com o objetivo de aumentar o volume do leite transportado e consequentemente o lucro sobre o preço do leite cru. Segundo as investigações, a adulteração ocorria há cerca de um ano.

 

Fonte: Terra

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas