# Venezuela comprará U$ 600 milhões de alimentos da Colí´mbia

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Uma das medidas do Pacto Nacional Agrário anunciado nesta quinta-feira (12) pelo presidente, Juan Manuel Santos, será a venda de alimentos para a Venezuela. Tanto Santos, como o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, deram declarações sobre a exportação de produtos alimentí­cios da Colí´mbia para os venezuelanos. O valor estimado é U$ 600 milhões.

De acordo com Santos, foi firmado um contrato entre os dois governos para a venda de 40 mil toneladas de leite em pó, 60 mil cabeças de gado, 42 mil toneladas de azeite cru, 42 mil toneladas de carne e 6 mil toneladas de manteiga. Também serão negociados azeite de palma e frangos.

Segundo o governo da Colí´mbia, a exportação foi planejada para que os pequenos produtores colombianos possam ser beneficiados, sem intermediários. A Venezuela, por sua vez, terá acesso a produtos – alguns dos quais em escassez no paí­s, como carne e leite – a preços mais econí´micos.

No fim da tarde desta quinta-feira, diplomatas da Venezuela e negociadores do governo colombiano se reuniram para tratar de detalhes da comercialização. A produção será escoada por via terrestre. Apesar de crises polí­ticas no passado e recentemente, após uma visita do lí­der da oposição venezuelana, governador de Miranda, Henrique Capriles, ao presidente Santos em maio, os dois paí­ses conseguiram contornar as divergíªncias em julho após um encontro entre os dois presidentes.

Na reunião, Santos e Maduro anunciaram que retomariam a agenda comercial e que o governo venezuelano manteria o apoio ao processo de paz entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colí´mbia (Farc) e o governo colombiano.

De acordo com números oficiais, a Venezuela é atualmente o sexto maior mercado exportador da Colí´mbia. (ABr)
http://www.jcom.com.br/noticia/146441/Venezuela_comprara_U_600_milhoes_de_alimentos_da_Col%C3%B4mbia

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas