Preços dos lácteos russos acompanham mercado da União Europeia

Rússia - Apesar do seu relativo isolamento, o mercado de lácteos russo está crescendo junto com os preços europeus, disse Stephan Duerr, presidente do grupo EkoNiva.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Rússia – Apesar do seu relativo isolamento, o mercado de lácteos russo está crescendo junto com os preços europeus, disse Stephan Duerr, presidente do grupo EkoNiva. Os preços do leite tiveram um aumento acentuado nos últimos meses, devido à desaceleração global da produção.
Dados da Comissão Europeia estimaram os preços do leite na União Europeia (UE) em 32,03 centavos de euro por quilograma, [R$ 1,16/litro], em dezembro. Isso representa alta de 5,1% ano a ano, e 24,7% acima dos baixos preços de julho.
Escassez de oferta
Duerr prevê que nos próximos dois meses o preço do leite por litro subirá para 40 centavos de euro. «A principal razão para este aumento de preço é a queda no volume de produção de leite», disse Duerr, com a produção europeia em queda de 10%.
«Os produtores de leite do ocidente gastam cerca de 30 a 35 centavos de euro para produzir 1 litro de leite… considerando os investimentos, os custos de produção chegam a 40 centavos de euro», disse. «Quando os preços do leite ficaram no nível de 20-25 centavos por litro por um longo tempo, muitas famílias produtoras simplesmente desistiram de seus negócios». «Por que continuar perdendo?»
Mercado russo comemora
Dadas as sanções impostas às exportações de produtos lácteos na Rússia, os preços podem parecer isolados do mercado europeu. Mas os produtores também aumentam os preços lá, disse Duerr. «Nossos processadores não entendem bem o que está acontecendo, mas também estão aumentando os preços.» E o Sr. Duerr alertou que, dadas as tensões na Europa, as sanções não são as únicas coisas que mantêm a oferta europeia fora da Rússia. «Meus conhecidos da indústria de processamento de leite alemã dizem que se o governo russo retirar a proibição de importação de produtos lácteos amanhã, eles não seriam capazes de fornecer queijo à Rússia porque simplesmente não têm o suficiente», disse Duerr.
Adulteração do leite
O Sr. Duerr voltou ao assunto da adulteração de produtos lácteos russos, questão que abordou anteriormente. «Para manter os preços estáveis, muitos processadores usarão gordura vegetal para a produção de laticínios», disse ele. Mas o aumento dos preços ainda oferece uma oportunidade para os produtores russos. «No próximo ano, o EkoNiva continuará aumentando os volumes de produção de leite», disse Duerr. «Desde que recebamos os subsídios e que as condições para a produção sejam favoráveis, consideraremos a possibilidade de construção de instalações lácteas adicionais.”
http://terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=9748:precos-dos-lacteos-russos-acompanham-mercado-da-uniao-europeia

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas