#PL: Estudo mostra que Homem come #queijo há mais de 8 mil anos

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Homem tem vindo a produzir e a comer queijo há mais de oito mil anos, revelou um novo estudo conduzido pela Universidade de Bristol, Reino Unido. O primeiro foi feito no actual território da Polónia durante o perí­odo Neolí­tico, no sexto milénio de Cristo, dizem os especialistas.Analisando vestí­gios de gordura láctea extraí­dos de peças de cerí¢mica não vidrada encontradas por arqueólogos na Polónia, a equipa de investigação de Bristol mostrou como os produtos lácteos foram inicialmente processados em vasos de cerí¢mica, escreve o The Telegraph.

Antes do estudo que mostra como os nossos antepassados faziam queijo na pré-história, já tinham sido encontrados resí­duos de leite na Anatólia e na Lí­bia, datados de há 8 mil anos. Não havia, no entanto, forma de detectar se o leite era processado para fazer queijo.

Â«í‰ verdadeiramente notável a profundidade de novos dados sobre a dieta humana e as tecnologias de processamento de alimentos que estes vestí­gios de gorduras preservados em cerí¢micas arqueológicas nos estão a proporcionar», afirmou o professor Richard Evershed, responsável pela equipa de investigação da Universidade de Bristol.

Evershed reforça que os vasos de cerí¢mica encontrados na Polónia se transformaram no indí­cio mais antigo da produção de queijo, sugerindo que o produto apareceu nos primeiros perí­odos da agricultura, logo após a domesticação dos animais.

O estudo foi publicado na revista Nature.

 

Sol

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas