Manteiga – a oportunidade para o descolamento das importações

Manteiga/Reino Unido - O tamanho das potenciais barreiras comerciais para a manteiga em um ambiente pós-Brexit é significativo, com a atual tarifa da OMC a 1.896 € / tonelada.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Manteiga/Reino Unido – O tamanho das potenciais barreiras comerciais para a manteiga em um ambiente pós-Brexit é significativo, com a atual tarifa da OMC a 1.896 € / tonelada.
No entanto, o Reino Unido teve um déficit comercial de 23mil toneladas de manteiga em 2016. Em outras palavras, o Reino Unido importou 23mil toneladas de manteiga a mais do exportou. A Irlanda foi responsável por cerca de 65% das importações (38mil toneladas), sendo a Dinamarca (7mil toneladas) e a França (5mil toneladas) os outros maiores fornecedores.
A primeira vista, a possibilidade para a indústria de laticínios do Reino Unido deslocar parte dessas importações de manteiga com produto produzido internamente parece mais importante que o risco de perda de exportações. No entanto, é importante entender como o déficit comercial de manteiga se deslocou e seu impacto nos outros produtos.
 
 
Deslocamento da manteiga
Embora o comércio da manteiga esteja em déficit (em termos de valor e volume), a posição melhorou significativamente desde 2013, por volta da época em que a Müller abriu uma nova fábrica de manteiga. Durante o mesmo período, a posição comercial do creme no Reino Unido piorou – passando de exportador líquido de creme em 2012 para um importador líquido em 2016. Isso mostra a forte relação entre os dois produtos.
Para produzir 23 mil toneladas de manteiga é necessário cerca de 470 milhões de litros de leite, um aumento de 3.5% na produção leiteira no Reino Unido, ou cerca de 47 mil toneladas de creme. Para viabilizar isso, o Reino Unido precisaria produzir mais leite fora da fazenda ou desviar o leite  de outros produtos, como o creme. Se a manteiga fosse produzida a partir de leite cru, o Reino Unido também geraria mais leite desnatado ou leite em pó desnatado, que também precisariam ser vendidos.
No curto prazo, se o Reino Unido buscasse suprir o déficit comercial da manteiga, é provável que teria como resultado uma piora no déficit comercial do creme.
Excetuando a capacidade existente, a produção 23 mil toneladas de manteiga a mais exigiria uma fábrica com cerca de metade do tamanho da fábrica da Müller, inaugurada em 2013, com um investimento de 17 milhões de libras.
Ser fisicamente capaz de produzir a manteiga e suprir o abastecimento de matérias-primas representam apenas parte da equação. Relações, fidelidade à marca, negociações entre empresas e especificação do produto também devem ser levadas em consideração.
Existem uma série de cenários que podem afetar a agricultura do Reino Unido, e com as negociações da Brexit apenas começando, ainda é cedo demais para saber que acordo será acertado. Se a OMC ou tarifas similares forem aplicadas tanto às importações como às exportações de manteiga do Reino Unido, uma certeza é que a balança comercial mudará. Independentemente do acordo comercial do Brexit, o ponto principal. continua a ser a rentabilidade em toda a cadeia de suprimentos, a fim de poder competir em quaisquer  oportunidades que surjam.
 
AHDB publicou uma série de relatórios Horizon que estão disponíveis para download. No final deste ano, a AHDB explorará detalhadamente as perspectivas de comércio de produtos lácteos e modelará o impacto de diferentes cenários da Brexit no setor.
http://www.terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=13349:manteiga-a-oportunidade-para-o-descolamento-das-importacoes

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas