Europa: com queda na produção de leite, países acreditam em efeito positivo no mercado

Os produtores de leite em toda a Europa tiveram uma produção menor durante o outono e o início do inverno – o que eles acreditam que causará um efeito positivo nos mercados.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os produtores de leite em toda a Europa tiveram uma produção menor durante o outono e o início do inverno – o que eles acreditam que causará um efeito positivo nos mercados. O presidente nacional dos Produtores Rurais Irlandeses, Tom Phelan, também acredita na ideia e comentou sobre isso na conferência sobre leite na Bélgica.

Em conversa após a reunião do COPA Milk Group em Bruxelas, Phelan disse que os produtores no continente relataram uma queda nas tendências de produção devido à seca, escassez de forragem e preços mais baixos, e que a maioria dos produtores presentes na reunião previu os preços do leite estáveis ou mais firmes no final do ano. Assim, ele espera que as cooperativas irlandesas acompanhem essa tendência. «Na reunião, nossos colegas representantes de produtores europeus nos disseram que, na França, a seca e os preços decepcionantes do leite fizeram a produção de leite cair 4% em setembro e 5% em outubro», disse Phelan.
Vários outros países também foram atingidos por uma desaceleração na produção, informou Phelan. «A produção de leite holandesa caiu 2,5% devido às restrições de fosfatos, mas também a uma escassez de forragens relacionadas à seca de 10% a 20%», observou ele, acrescentando que, na Alemanha, «produtores de leite esperam que a produção em 2018 caia 1,45% em relação a 2017”.

Para ele, a consequência será que muitos produtores de leite em toda a Europa terão dificuldade em sustentar a produção em face da escassez de forragem e das rações caras. “Isso significa volumes mais baixos para os próximos meses e a escassez sempre aumenta os preços”, concluiu.
Outros países atingidos por um abrandamento da produção incluem a Áustria, a Itália e a Finlândia – o último perdeu boa parte da sua pastagem durante o período de seca de verão em todo o continente. Os únicos locais que tiveram um nível estável de oferta ao longo do ano foram a Grã-Bretanha e a Irlanda do Norte, enquanto a Polônia conseguiu aumentar a produção.
Phelan afirmou que a queda geral na produção e a consequente demanda significam que as cooperativas devem ter confiança para, pelo menos, manter seus preços. “Neste contexto, as cooperativas podem, e devem, comprometer-se a manter seus preços do leite pelo menos até o final do ano”, concluiu o presidente.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas