#Nestlé há 90 anos a produzir em Portugal

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

LISBOA – No âmbito das comemorações dos 90 anos de presença da Nestlé em Portugal, o Presidente da República, Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva, e o Ministro da Economia, Dr. António Pires de Lima, visitaram hoje aquela que foi a primeira fábrica da Nestlé em Portugal. Inaugurada em 1923 pelas mãos do professor Egas Moniz, Nobel da Medicina, a unidade de Avanca foi também a primeira fábrica de leite em pó do país. Hoje são ali produzidas, entre outras, as emblemáticas (e portuguesas) marcas CERELAC, NESTUM, MOKAMBO e CHOCAPIC – uma grande parte destinada à exportação – sendo a unidade industrial considerada especialista europeia no fabrico de produtos à base de cereais.

 

Fábrica de Avanca exporta metade das 37 mil toneladas de produtos que fabrica anualmente, fazendo-os chegar a mais de 40 países em três continentes.

 

Atualmente, cerca de 84% do total das compras de matérias-primas da Nestlé Portugal já são feitas localmente, no montante de 148 milhões de euros.

 

Em 2013 o volume de exportação da Nestlé Portugal rondou os 88,5 milhões de euros (20% do total do valor de negócios).

 

Ao longo dos últimos cinco anos, a Nestlé investiu 85 milhões de euros nas suas operações em Portugal.

 

Avanca, o “berço” da Nestlé em Portugal

Foi em Avanca, no lugar de Pensal, que, em 10 de março de 1923, foram lançadas as bases da primeira fábrica de leite em pó do país, tornando-se o principal polo de desenvolvimento da indústria de laticínios em Portugal. A fábrica de Avanca passou a ser o centro de um raio leiteiro que se estendia da região de Leiria ao Porto e que muito contribuiu para o aumento da produção nacional de leite, tanto em quantidade, como em qualidade. Esse fomento traduziu-se num melhor rendimento para os agricultores da região, que contaram com o apoio da Nestlé na aquisição de mais cabeças de gado e na melhoria das suas explorações agropecuárias.

 

Noventa anos depois, esta fábrica exporta metade das 37 mil toneladas de produtos que fabrica anualmente fazendo-os chegar a mais de 40 países em três continentes. No início do corrente ano, a Nestlé já investiu um milhão de euros na unidade de Avanca apostando na renovação total da linha de bebidas de cereais, onde são produzidas as marcas MOKAMBO, PENSAL, BRASA, BOLERO e TOFINA.

 

Além destas é também de Avanca que sai o leite em pó destinado às máquinas de vending da Nestlé mas também as marcas de cereais infantis e juvenis CERELAC e NESTUM, a farinha PENSAL e os cereais de pequeno-almoço CHOCAPIC, ESTRELITAS e NESQUIK. Marcas que estão presentes há várias décadas nos lares nacionais e que se têm sabido adaptar à evolução dos gostos e das necessidades nutricionais das sucessivas gerações de portugueses através do contínuo trabalho de inovação praticado nesta fábrica.

 

Nestlé: desde 1923 a partilhar valor com Portugal

 

Emprego e Produção Nacional

A Nestlé tem hoje uma sólida estrutura implantada em território nacional. Além de Avanca, dispõe de mais três fábricas – a fábrica de Cafés Torrados do Porto, onde são produzidas as marcas portuguesas SICAL, BUONDI, TOFA e CHRISTINA; a fábrica de águas de Coruche, que engarrafa a água de Office & Home Delivery da Nestlé Waters Direct; e, nos Açores, na Ilha de São Miguel, a fábrica de leite em pó que seca anualmente 80 milhões de litros de leite, totalmente oriundo dos Açores.

 

Com um Centro de Distribuição (em Avanca) e uma rede de delegações comerciais espalhadas pelo território nacional, a Nestlé emprega mais de 1850 pessoas, número que todos os anos se amplia, fruto de uma contínua política de criação de emprego, de que é exemplo o recente programa de emprego jovem que prevê a criação de 500 oportunidades de trabalho na Nestlé Portugal para o triénio (2014-2016).

 

Desde sempre a Nestlé privilegiou a compra de matérias-primas nacionais, sendo os critérios de proximidade e de qualidade a nortear o sentido do investimento da Nestlé em Portugal. Atualmente, cerca de 84% do total das compras da Nestlé Portugal já são feitas localmente, num total de 148 milhões de euros.

Crescimento das exportações

 

Nos últimos cinco anos, o volume de exportação da Nestlé Portugal rondou um montante global de 370 milhões de euros.

 

Só em 2013, as exportações da Companhia representaram cerca de 20% do total do valor de negócios (equivalente a um volume de negócios de 88,5 milhões de euros) e tiveram como destino 40 países em três continentes. Em termos geográficos, 90% das exportações concentram-se em nove países: Espanha, Itália, Grécia, Angola, Holanda, França, Cabo Verde, Ucrânia e Rússia. Por continentes, a Europa absorveu 74% do total exportado e África 23%.

 

As categorias de produto mais exportadas pela Nestlé Portugal foram os leites em pó – produzidos pela Fábrica da Prolacto nos Açores, as farinhas lácteas, os cereais de pequeno-almoço, os cafés torrados e as bebidas solúveis de cereais e café.

Investimento contínuo em Portugal

 

Ao longo dos últimos cinco anos, a Nestlé investiu 85 milhões de euros nas suas operações em Portugal, aplicando-os na melhoria contínua das suas unidades industriais e privilegiando a sua modernização e a sustentabilidade ambiental, de forma a garantir que estas unidades permanecem competitivas e aptas a responder aos desafios diários.

Em 2013, o investimento realizado (aproximadamente 16 milhões de euros) e a inovação permanente nas marcas Nestlé permitiram um crescimento nos resultados: um total de vendas de 471 milhões de euros, tendo a inovação contribuído com cerca de 16% no volume total de negócios.

 

Envolvimento com a sociedade

Enquanto empresa comprometida com a Sociedade e líder em Nutrição, Saúde e Bem-estar a Nestlé pretende contribuir para melhorar a nutrição e a qualidade de vida das pessoas, colocando o conhecimento científico ao serviço da comunidade.

 

Além da constante inovação e renovação das características nutricionais dos seus produtos, da qualidade da informação que presta ao consumidor – ajudando-o a fazer as escolhas mais saudáveis –, e da formação e divulgação científica que proporciona aos colaboradores e à comunidade científica, a Nestlé também partilha o seu conhecimento sobre Nutrição através de programas como o “Nestlé Crianças Saudáveis”, transmitindo aos mais jovens os princípios de uma alimentação saudável e apoiando o trabalho dos professores, nas escolas, e dos pais, em casa.

 

O apoio a instituições de solidariedade social é outra das vertentes que a Companhia promove através de parcerias com instituições como a Cruz Vermelha Portuguesa, o Banco Alimentar contra a Fome ou a Comunidade Vida e Paz.

 

Como refere Jacques Reber, diretor-geral da Nestlé Portugal, “A relação de mais de 90 anos da Nestlé com os portugueses, é uma relação de confiança, assente em produtos inovadores, de alta qualidade, perfeitamente adaptados ao gosto, às necessidades dos portugueses, mas também na empatia e partilha de valor e de conhecimento. É esta relação especial que faz da Nestlé Portugal uma das mais reputadas das congéneres europeias. Uma reputação que vem reconhecer o investimento realizado no país ao longo destas nove décadas”.

 

http://local.pt/portugal/lisboa/nestle-ha-90-anos-a-produzir-em-portugal/

 

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas