#Vilhena, RO, possui maior í­ndice de produção leiteira do estado

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Levantamento foi realizado em 2012 nas propriedades rurais. Pequenos produtores são maioria, de acordo com dados da Idaron.

O municí­pio de Vilhena (RO) é o que possui maior í­ndice de produção leiteira de Rondí´nia com 5,44 litros de leite por vaca ao dia, segundo levantamento feito Agíªncia de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondí´nia (Idaron). A pecuária faz circular por ano cerca de R$ 500 milhões, de acordo com o órgão. A produção de leite no estado ocorre principalmente nas pequenas propriedades, são mais de 41 mil que produzem uma média de 13,4 vacas em lactação por propriedade, ou seja, cerca de 70 milhões de litros por míªs.
Depois de Vilhena, os municí­pios com melhor í­ndice são: Alto Alegre dos Parecis e Itapuã do Oeste em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Com base no levantamento, será feito um reforço das ações para proteger o pequeno produtor. Segundo a Idaron, a agricultura familiar envolve aspectos sociais, assim como garantia de proteção aos produtos vendidos no mercado, para evitar prejuí­zos.
Edson Antí´nio Gregório, pecuarista leiteiro vilhenense, produz diariamente com 11 vacas, em média 200 litros de leite. “Vendo 75% do produto por conta própria, distribuindo o leite pela cidade. Os outros 25% são vendidos para um laticí­nio”, diz o produtor que faz parte do Programa Balde Cheio, com foco no aumento da produção em propriedades familiares.
Mais da metade das propriedades rurais do estado respondem pela sustentação econí´mica básica de 34,3 mil famí­lias ligadas í  agricultura familiar.
http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2013/03/vilhena-ro-possui-maior-indice-de-producao-leiteira-do-estado-diz-idaron.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas