Vigilância Sanitária garante qualidade dos alimentos industrializados em Goiás

Vigilância Sanitária. Cerca de 30% das amostras de alimentos industrializadas, recolhidas todos os anos em caráter de rotina em estabelecimentos comerciais
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Cerca de 30% das amostras de alimentos industrializadas, recolhidas todos os anos em caráter de rotina em estabelecimentos comerciais de todo o Estado, apresentam rotulagem em desacordo com a legislação vigente. A constatação é feita pela Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), com base nos laudos das análises dos produtos, a maioria feita no Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen).
A revelação é para lembrar a importância do trabalho de fiscalização e monitoramento da qualidade de alimentos realizado por agentes de Vigilância Sanitária. O Dia Nacional de Vigilância Sanitária é comemorado no dia 5 de agosto. As análises de alimentos industrializados integram uma ação incessante desenvolvida pela Suvisa para aferir e garantir a qualidade dos produtos que chegam à mesa do consumidor goiano.
O coordenador de Vigilância Pós-Comercialização da Suvisa, Shamon Henrique Feitosa de Souza, informa que por ano são encaminhados para análise cerca de 700 amostras de produtos como carne, leite, ovos, bebidas, café, sal, queijo, vegetais minimamente processados, hambúrguer, água mineral, farinha, cereais, fubá, picolés, sorvete, pães e frango empanado, entre tantos outros.
O Programa Estadual de Monitoramento da Qualidade de Alimentos é desenvolvido pela Suvisa em parceria com o Lacen e com as Vigilâncias Sanitárias Municipais. A maior parte dos exames é realizada em caráter de rotina ou quando há registro de denúncias por parte da população. Shamon Feitosa destaca que as análises nos produtos industrializados são fundamentais para a segurança do usuário. Do total de amostras analisadas nos últimos dois anos, metade não apresenta nenhum tipo de problema.
Além dos 30% de amostras que apresentam não conformidades na rotulagem, cerca de 18% apresentam algum tipo de desvio de qualidade ou desvio de qualidade somado à não conformidade na rotulagem. A análise de cada amostra, conforme explica o coordenador, é realizada de acordo com a especificação do alimento. “Leite, queijo, palmito, carne e cogumelos, por exemplo, passam pela análise microbiológica, que detecta possíveis contaminações e presença de bactérias e de coliformes fecais”, destaca.
Análises laboratoriais
Os produtos também passam por análise físico-química, que verifica se a composição está de acordo com os itens especificados no rótulo. Há, também, a análise microscópica, para constata possível alteração de cor e odor; análise de impureza e determinação de acidez e de gordura. Shamon Feitosa afirma que quando o Lacen não tem condição de executar a análise, o produto é encaminhado para laboratório de outro Estado.
Explica ainda, que quando é constatada alguma irregularidade, a empresa é intimada a apresentar medidas para corrigir o problema. De acordo com a análise de risco da irregularidade, a empresa pode ser autuada, e submetida a Processo Administrativo Sanitário, podendo resultar numa advertência, multa, recolhimento do produto no mercado e até mesmo a interdição do estabelecimento.
Números
2015
Total de amostras – 775
Resultados satisfatórios – 406 – 52,4%
Problemas no rótulo – 229 – 29,5%
Desvio de qualidade/desvio de qualidade e problemas na rotulagem – 140 – 18,1%
2016
Total de amostras – 729
Resultados satisfatórios – 370 – 50,8%
Problemas no rótulo – 224 – 30,7%
Desvio de qualidade/desvio de qualidade e problemas na rotulagem – 135 – 18,5%
2017 – Até 10 de julho
Total de amostras – 247
Resultados satisfatórios – 124 – 50,2%
Problemas no rótulo – 75 – 30,4%
Desvio de qualidade/desvio de qualidade e problemas na rotulagem – 48 – 19,4%
Comunicação Setorial da Secretaria da Saúde de Goiás
Mais informações: (62) 3201-3784 / 3201-3816 / 3201-3811

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas