Vacinação contra a febre aftosa começa nesta sexta em MG

Meta é vacinar 23,5 milhões de bovinos e bubalinos em todo o Estado
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Nesta sexta-feira (1/5) começa em Minas Gerais a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa. A expectativa é que todo o rebanho, estimado em 23,5 milhões de bovinos e bubalinos, seja imunizado no Estado até o dia 31 de maio, de acordo com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A vacinação deve ser realizada em maio e em novembro. Nesta primeira etapa, animais de todas as idades devem ser imunizados.

O Estado de Minas Gerais é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa com vacinação. Segundo o fiscal agropecuário do IMA, Sérgio Luiz Lima Monteiro, a manutenção do status é importante para toda cadeia produtiva de carne, leite e derivados. “Caso ocorra o aparecimento de focos da doença no país é disparado um alerta internacional, que faz com que os países importadores acionem as barreiras sanitárias e suspendam a compra de todos produtos de origem animal, vivos e produtos processados.”
Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), analisados pela Secretaria da Agricultura, mostram que o conjunto de produtos cárneos, que incluem bovino, frango, suíno e peru, somou US$ 974,6 milhões no ano passado, representando 12% do total de exportações do agronegócio mineiro. No caso de um embargo internacional devido a um rebanho doente, não apenas a bovinocultura seria prejudicada, mas também os demais produtos da pecuária. Para os pecuaristas, o prejuízo não se restringe apenas ao bloqueio das exportações e queda de faturamento, mas é necessário o sacrifício tanto dos animais infectados, como dos que com eles tiveram contato.
Procedimentos

Para adquirir a vacina, o produtor deve se dirigir ao estabelecimento autorizado para a venda do produto com carteira de identidade e CPF. Segundo o fiscal agropecuário Sérgio Monteiro, a conservação correta é fundamental para garantir a imunização do rebanho. “A vacina deve ser mantida em caixa de isopor com gelo, numa temperatura entre três e oito graus centígrados. Durante a aplicação, cuidar para que todo material esteja protegido na sombra”.

Para comprovar a imunização do rebanho é necessário preencher o Formulário de Declaração de Vacinação, também conhecido como Carta Aviso de Vacinação, disponível no site do IMA e levá-lo, junto com a nota fiscal das vacinas, ao escritório do IMA da sua região. As informações do rebanho devem ser fornecidas ao IMA no período de 1º a 31 de maio, durante a primeira etapa da campanha. Se realizada dentro do prazo, a atualização cadastral não acarretará ônus fiscal ao produtor.

A vacinação é obrigatória e o produtor que deixar de imunizar seu plantel poderá ser penalizado com multa de R$ 68,07 por animal não vacinado.

http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Criacao/Boi/noticia/2015/04/vacinacao-contra-febre-aftosa-comeca-nesta-sexta-em-mg.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas