#Vaca recordista mundial em produção de leite é atração em Goiás

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Dengosa, como é chamada, chegou a fornecer 107 kg da bebida em um dia.
Animal participa de torneio na 41ª Exposição Agropecuária de Jataí­.

 

Uma vaca da raça Girolando que participa do torneio leiteiro da 41ª Exposição Agropecuária de Jataí­, no sudoeste de Goiás, é recordista mundial em produção de leite. Em apenas um só dia, Dengosa, como foi batizada, já forneceu 107 kg da bebida.
Por causa da marca, a vaca mineira recebe um tratamento de estrela. Passa a maior parte do tempo em uma cama de palha de arroz e com direito a climatizador para deixar o ar mais agradável e um ventilador para se refrescar do calor.
Com apenas 6 anos e pesando 800 kg, Dengosa já acumula várias conquistas. Só em 2012, faturou príªmios em Uberlí¢ndia (MG), São José do Rio Preto (SP) e São Paulo. A última marca foi no míªs de abril deste ano, na Exposição Agropecuária de Araxá (MG), onde foi campeã do torneio leiteiro. Na ocasião, produziu 72 kg de leite.

Tratamento especial da Dengosa tem direito a um ventilador só para ela (Foto: Reprodução / TV Anhanguera)
O veterinário responsável por Dengosa, Minoro Júnior, diz que cuidar de um animal tão especial é difí­cil, mas compensador. «í‰ muita dedicação da equipe da fazenda, além da genética que foi selecionada. í‰ um animal que está expressando seu potencial durante os torneios», analisa.
Um dos segredos para os bons resultados na produção de leite pode estar na alimentação balanceada que o bovino recebe. A ração e os nutrientes são dosados com precisão.
Com a genética apurada e todas as conquistas obtidas, os responsáveis pelo animal já trabalham no intuito de lucrar ainda mais através dele. «A produção de embriões está a todo vapor, porque a procura pelo material genético dela está muito grande», diz Minoro Júnior.
http://g1.globo.com/goias/noticia/2013/06/vaca-recordista-mundial-em-producao-de-leite-e-atracao-em-goias.html

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas