#Vaca girolando dá média de quase 100 kg de leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

Há 25/30 anos eu cobria torneiros leiteiros pelo Vale do Paraíba, Sul de Minas Gerais, Goiás, aqui na capital paulista e em muitos outros pontos do país. Quando uma vaca holandesa pura alcançava média de 50 kg, 55 kg de leite, a comemoração era ruidosa e durava horas. Pois é, o pessoal da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) acaba de me comunicar que uma vaca girolanda, repito, girolanda, chamada Beija Ocidente HPJ, produziu a média diária de 94,513 kg de leite, um recorde, durante o torneio leiteiro da Interlácea 2013 (Exposição Internacional do Agronegócio do Leite), realizada de 11 a 16 deste mês, em Avaré (SP).

 

Leitores, Beija Ocidente, da seleção do fazendeiro Hamilton Pereira Junqueira, deixou quase 100 kg de leite no balde de média diária. É uma enxurrada.

 

O leitor ficou impressionado? Pois então saiba que, na mesma competição, a novilha Lafe 316 Aquarela Wildman FIV, emplacou a média de 55,833 kg de leite. É o que eu digo: essa performance era obtida somente por holandesas puras. A novilha pertence ao criador João Domingos Gomes dos Santos.

 

O desempenho dessas fêmeas demonstra o apuro genético e o manejo bem feito nas fazendas brasileiras. Falta, é óbvio, a tecnologia se espalhar por todas a propriedades, mas é notório que a média geral de produção de leite no Brasil também tem evoluído. Os torneios leiteiros dão a sua contribuição, e isso me foi dito por muitos pecuaristas.

 

Detalhe: a raça girolando é genuinamente brasileira.

 

 

http://colunas.globorural.globo.com/blogdotiao/2013/11/19/incrivel-vaca-girolando-da-media-de-quase-100-kg-de-leite/

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas