#Uruguai: produção de leite bateu recorde histórico em outubro

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A captação de leite pelas plantas industriais do Uruguai bateu um recorde histórico durante o mês de outubro, alcançando um total de 218,9 milhões de litros, o equivalente a um aumento de 13% com relação ao mesmo mês de 2012.

 

“As captações vêm aumentando de forma crescente e sustentada, o que é uma resposta aos altos investimentos que o setor produtor tem promovido”, disse o presidente do Instituto Nacional de Leite (Inale), Ricardo de Izaguirre.

 

O clima e os melhores preços ajudaram, mas também houve uma resposta dos produtores. Houve um bom nível de pastagens e de reservas, ao qual se somou o fato de que os animais estavam em condições para produzir, explicou ele.

 

Os produtores estão alimentando seus rebanhos de forma balanceada, um manejo que se generaliza, uma vez que os animais estão aptos a produzir altas quantidades de leite. Nesse cenário, encontram-se os rebanhos que produzem mais de 20 litros diários por vaca por ano, e outros com cerca de 30 litros.

 

Por outro lado, observa-se que está sobrando alimentos nas fazendas leiteiras, possivelmente como resultado de uma conjuntura climática muito favorável.

 

O vice-presidente da Conaprole, Wilson Cabrera, afirmou que o recorde confirma o aumento da produção observado desde junho passado que, no caso da cooperativa, chegou a um pico diário de 5 milhões de litros, “um fato que vai ficar na história”.

 

Ele disse que a maior parte do crescimento ocorreu porque os produtores colocaram mais vacas por hectare e também conseguiram uma maior produção de leite por vaca, como resultado de uma melhor alimentação dos rebanhos e de uma necessidade de baixar os altos custos de produção. Esse manejo vem sendo feito há vários anos e agora, com o melhor preço do leite, pode-se conseguir com mais facilidade.

 

Fonte://www.elobservador.com.uy

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas