Uruguai: «O êxito da #Conaprole são os produtores»

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

O Uruguai tem várias condições muito boas para a produção de leite, mas a base é o alto nível dos produtores, que têm o foco no futuro, disse o produtor e diretor da Cooperativa Nacional de Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole), Wilson Cabrera, que participou de um painel de industriais durante o Seminário Internacional do Setor Leiteiro, organizado na cidade de Florida pela revista Cuenca y Carve 850 AM.

 

Cabrera disse que os produtores da Conaprole não somente visam o êxito de seu estabelecimento, mas também, do setor. “Há poucos lugares no mundo onde os produtores concordam em ter um fundo anticíclico. O êxito da Conaprole são os produtores, que pensam no futuro e não ficam somente com o preço do momento”.

 

O diretor da Conaprole formou o painel em conjunto com Pablo Mendoza, da Schreiber Foods, e Hugo Pareschi, da Calcar. Cabrera disse também que, em longo prazo (além das “nuvens” atuais, referindo-se aos preços internacionais), o produtor uruguaio tem muito futuro, “porque está acostumado a viver em situações limites”.

 

Mendoza, por outro lado, disse que “temos que pensar em como nos preparamos para enfrentar um momento que pode ser complicado, mesmo que esse momento ainda não tenha chegado”, também se referindo à baixa de preços nos últimos cinco leilões da Fonterra.

 

Por último, Pareschi usou conceitos similares aos de Cabrera. Disse que “na cadeia leiteira, o mais importante é o produtor de leite. Todo o resto pode ser trazido”, de forma que deve ser preservada a produção primária, especialmente “com a tendência mundial de que sistematicamente haja cada vez menos produtores, ainda que isso não se traduza em menos leite”.

 

Pareschi falou da importância de ampliar e diversificar a base produtiva de cada entidade, por si só mediante acordos ou associações. “O setor leiteiro uruguaios que produz um só produto, é história, já acabou”.

 

A reportagem é do http://tardaguila.uy, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint Brasil.

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas