#Uruguai de olho no mercado de lácteos da ísia

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Uruguai quer buscar novos destinos para seus produtos lácteos e víª como oportunidade, a ísia. A Cooperativa Nacional de Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole), fundada em 1936, é responsável por cerca de 80% das exportações de lácteos do Uruguai e por 2% a 3% das exportações mundiais de leite em pó.

O Uruguai é o maior exportador de lácteos da América Latina, com vendas de 2 bilhões de litros por ano, disse o gerente de exportações, Nelson Laurino. A Conaprole tem mercados bem estabelecidos no Brasil, México, Venezuela e Cuba e exporta também alguns queijos aos Estados Unidos.

As exportações de lácteos do Uruguai aumentaram em 20% na primeira metade desse ano e pretende expandir seus negócios na ísia. «Estamos exportando mais e mais, especialmente para a ísia. Obviamente, existe uma forte competição lá com a Nova Zelí¢ndia», disse Laurino.

O presidente do consórcio de centros de pesquisas agrí­colas internacionais, CGIAR, Carlos Pérez Castillo, está otimista sobre as chances do Uruguai. «Se vocíª olhar para o potencial de crescimento do setor de lácteos da Nova Zelí¢ndia, esse cresceu tão rápido que alcançou um certo platí´. Nossas possibilidades (do Uruguai) de aumentar a produção são maiores que na Nova Zelí¢ndia. Lembre-se, a Fonterra acaba de reportar dados recordes de exportação, então talvez haja um pouco de ilusão.», disse Pérez Castillo.

A reportagem é de Jude Webber, para o Financial Times

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas