Uruguai avança para instalar indústria láctea binacional em Cuba

O embaixador do Uruguai em Cuba, Ariel Bergamino, anunciou que se encontra em fase “muito avançada” o projeto de instalação de uma planta industrial láctea uruguaio-cubana na ilha caribenha
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O embaixador do Uruguai em Cuba, Ariel Bergamino, anunciou que se encontra em fase “muito avançada” o projeto de instalação de uma planta industrial láctea uruguaio-cubana na ilha caribenha e na qual a Cooperativa Nacional de Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole) tem um papel protagonista.

Até agora nesse ano, o Uruguai exportou US$ 26,7 milhões a Cuba. O principal produto foi o arroz, com uma participação de 38%, seguido por leite em pó integral, com 36%. Saman (arroz) e Conaprole (lácteos) são, de longe, as principais exportadoras uruguaias à Cuba.

Bergamino lembrou que o setor leiteiro ocupa um lugar de destaque na agenda bilateral e, nesse sentido, destacou a ampliação da cota adjudicada ao Uruguai para a colocação desses produtos no mercado cubano. Outro aspecto contemplado por ambos os países é a capacitação de técnicos cubanos nessa indústria.

O comércio do Uruguai com Cuba tem crescido de forma sustentada nos últimos anos e representa uma oportunidade para as empresas uruguaias. As exportações até agora nesse ano ultrapassaram o valor total comercializado em 2015 em 24%.

As informações são do El Observador, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas