Uberlândia terá fábrica da Polenghi

Polenghi - A nova fábrica de laticínios da Polenghi Indústrias Alimentícias Ltda, marca do grupo francês Savencia Fromage e Dairy, será em Uberlândia,
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Contrato prevê que fazendeiros de cooperativa da região forneçam leite para a indústria

Capturar.JPG

Quase pronta. Fábrica já estava em construção, mas ficou parada por falta de recursos; valor do negócio ainda não foi revelado

A nova fábrica de laticínios da Polenghi Indústrias Alimentícias Ltda, marca do grupo francês Savencia Fromage e Dairy, será em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. As atividades devem começar em 2019, segundo o presidente da Cooperativa Agropecuária de Uberlândia (Calu), Cenyldes Moura Vieira.
A unidade, que tem 10 mil metros quadrados de área construída, deve gerar de 350 a 500 postos de trabalho diretos. A capacidade de processamento será de 500 mil litros de leite por dia.
A quarta unidade do grupo no país já está 90% pronta e pertencia à cooperativa, que precisou suspender a execução das obras por falta de recursos financeiros.
O presidente da Calu conta que as obras do laticínio, localizado no Distrito Industrial de Uberlândia, foram iniciadas no fim de 2013 e paralisadas em meados de 2015. “O país passou por uma grande crise, os créditos minguaram. E a Calu não tinha caixa suficiente para terminar a obra. Assim, paralisamos a construção e acabamos revendo as estratégias da cooperativa. Passamos a focar em outros negócios”, diz. De acordo com ele, as obras devem ser retomadas pela multinacional nos próximos dias, e a expectativa é que elas sejam finalizadas em cerca de seis meses.
O valor da venda do laticínio não foi divulgado. “Os números foram tratados de forma confidencial no contrato. A gente vai divulgar posteriormente com a diretoria que adquiriu a fábrica”, diz. As negociações começaram há dez meses.
Para Vieira, vários fatores fizeram com que a Polenghi, produtora do famoso queijo Polenguinho, se instalasse em Uberlândia. Entre eles, a estrutura disponível para as empresas do segmento do agronegócio. “Além do mais, a cidade é uma importante bacia leiteira”, diz. Somente a Calu, fundada na cidade em 1962, tem cerca de 3.000 cooperados, sendo em torno de mil ativos. Com matriz em Uberlândia, a cooperativa tem quatro filiais no Estado – Monte Alegre de Minas, Tupaciguara, Gurinhatã e Ituiutaba.
Para o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, a aquisição vai tornar Uberlândia um dos principais polos de industrialização láctea no Brasil, o que vai beneficiar toda a economia local ao gerar emprego e renda.
O contrato, assinado no último dia 5 entre a multinacional e a cooperativa, prevê, além da finalização da fábrica, uma parceria no fornecimento de leite para a unidade. Em torno de 500 cooperados devem fornecer matéria-prima para a Polenghi. Com a parceria, a Calu espera triplicar o volume de leite captado junto aos produtores da região. “O contrato permite o fornecimento de até 100% da necessidade da empresa. Vai depender da nossa condição de captar o leite”, conta. A reportagem entrou em contato com a Polenghi e foi informada de que o diretor que poderia falar sobre a aquisição da fábrica estava viajando.
História
Mercado. A Polenghi atua no país desde 1947. A primeira fábrica foi instalada em Angatuba (SP). As outras unidades estão em São Vicente de Minas (MG) e Goiatuba (GO). O Polenguinho tem 63 anos.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas