Tecnologias para a produção de #leite chamam a atenção de grande público em Rondônia

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 
As tecnologias voltadas para a produção de leite com qualidade chamaram a atenção dos cerca de 350 produtores, técnicos, empresários e estudantes durante o Dia de Campo de Sistema de Produção de Leite da Embrapa. O evento aconteceu no dia 3 de setembro em Presidente Médici, Rondônia, e superou as expectativas dos organizadores tanto em número de público e também por conseguir reunir todos os seguimentos envolvidos na cadeia de pecuária de leite da região. “Acredito que este dia de campo conseguiu sensibilizar sobre a importância do uso de tecnologias e práticas simples que podem mudar a realidade da produção de leite do estado”, afirma o médico veterinário da Embrapa Rondônia, Rhuan Lima.

O estado de Rondônia é o maior produtor de leite da região Norte e responde sozinho por 43,2% de toda produção regional, ficando em 9º lugar no ranking nacional de estados produtores, com uma produção de 717 milhões litros por ano (IBGE, pesquisa pecuária municipal 2012). As microrregiões de Ji-Paraná e Porto Velho se destacam regionalmente, pois possuem, respectivamente, a primeira e segunda maior produção de litros por dia, são consideradas as demais microrregiões do Norte (IBGE, pesquisa pecuária municipal 2012).

Os dados também mostram que houve uma queda considerável na produção de leite em Rondônia quando comparada à produção de 2010, que atingiu o pico de cerca de 803 milhões, de litros (IBGE, pesquisa pecuária municipal 2010). “O crescimento na produção que observamos até o ano de 2010 foi, em grande parte, devido à expansão de áreas de pastagens, bem como o aumento do rebanho bovino. Neste momento precisamos retornar o crescimento da nossa produção leiteira, porém agora com o enfoque em aumento de produtividade”, explica Rhuan Lima.

Segundo médico veterinário, o cenário atual da pecuária de leite do estado permite considerável aumento da produção de leite por meio da adoção de tecnologias, levando em consideração o baixo índice de tecnificação das propriedades leiteiras do estado. “Assim, a incorporação de técnicas recomendadas para as condições de Rondônia permitirão o aumento de produção sem a necessidade de abertura de novas áreas e ampliação do rebanho. É isso que queremos levar aos produtores nos dias de campo”, conclui.

Para o técnico Fausto Lima Faria de Souza, o monitoramento da mastite e a nutrição do gado foram os temas que mais chamaram sua a atenção. “Eu já conhecia muitos dos assuntos das palestras, mas pude me atualizar sobre outros temas e saí com informações importantes para colocar em prática”, destaca. O técnico e produtor Alexandre Soares, também saiu com informações novas. “Gostei muito e acho importante que tenham mais, as pessoas precisam se conscientizar disso, principalmente da alimentação correta do gado, o controle integrado de carrapatos e o controle de mastite”, enfatiza. O produtor Maxweel Tolentino de Oliveira destacou a importância de terem mais eventos assim no estado. “Os temas foram muito interessantes, é preciso levar isso aos quatro cantos do estado”.

Estes e outros participantes puderam conferir durante o dia de campo de leite tecnologias que podem contribuir para o aumento da produção, melhoria da qualidade do leite e redução dos custos de manejo para a pecuária leiteria do estado. Foram apresentadas cinco estações que com temas de grande importância para o setor leiteiro de Rondônia: Alternativas de alimentação no período seco; Adequação ambiental da propriedade leiteira; Qualidade do leite e controle de mastite; Boas práticas de reprodução; e controle integrado de carrapatos e mosca-do-chifre.

A estação de Boas Práticas Reprodutivas demonstrou para o produtor a importância do controle reprodutivo do rebanho, com a apresentação de um método simples e prático para o produtor estimar o nível de produtividade e eficiência reprodutiva de sua propriedade. Além disso, a estação mostrou algumas ferramentas que podem ser aplicadas diretamente aos sistemas de produção de leite de Rondônia para aumentar a fertilidade do rebanho. O pesquisador da Embrapa Rondônia, Luiz Pfeifer, conduziu a estação.

A pesquisadora Juliana Dias falou sobre tecnologias para obtenção de leite com baixa contagem de bactérias e para o controle da mastite. Ela apresentou a experiência de implantação e avaliação do programa de controle da mastite nos sistemas de produção de búfalos e bovinos leiteiros dos campos experimentais da Embrapa Rondônia, buscando a melhoria da qualidade do leite e a adequação aos limites estabelecidos na legislação. “O dia de campo é uma importante estratégia de transferência de conhecimento e de interação com os elos da cadeia produtiva. Estavam presentes no evento produtores, representantes e técnicos dos laticínios, extensionistas, docentes e estudantes, público que pode ser multiplicador destes conhecimentos”, explica a pesquisadora. Nesta estação também foi apresentada a planilha utilizada nos campos experimentais da Embrapa Rondônia para gerenciamento da sanidade da glândula mamária, que está disponível no portal da Unidade:

O controle integrado de carrapatos e mosca-do-chifre foi outro assunto levado para o dia de campo. O pesquisador da Embrapa Rondônia, Fábio Barbieri, destacou que a realização de tratamentos para o controle do carrapato dos bovinos mostra-se como um importante fator para a seleção de indivíduos resistentes nas populações de mosca-dos-chifres. “Um tratamento parasiticida para o controle de uma das espécies invariavelmente acaba por também determinar o controle da outra, uma vez que os bovinos são os principais hospedeiros tanto da moscas-dos-chifres quanto do carrapato dos bovinos e, ambas as espécies em sua fase parasitária permanecem todo o tempo sobre os animais”, explica Barbieri.
Para saber melhor sobre este assunto, a Embrapa Rondônia possui uma publicação disponível em seu portal na internet, que pode ser acessada diretamente pelo link: http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPAF-RO-2010/14571/1/350-carrapato.pdf

Para saber como realizar a coleta e o envio de carrapatos para o teste de eficácia de carrapaticidas, leia o passo a passo disponibilizado pela Embrapa Rondônia, disponível também em seu portal, em Publicações, ou diretamente neste link: https://www.embrapa.br/rondonia/busca-de-publicacoes/-/publicacao/860117/como-realizar-a-coleta-e-o-envio-de-carrapatos-para-o-teste-de-eficacia-de-carrapaticidas

O evento
O Dia de Campo de Sistema de Produção de Leite é uma realização da Embrapa Rondônia, por meio do projeto TecLeite, e conta com o apoio da Emater-RO, da Idaron e do Laticínio Flor de Rondônia.

Autor : Assessoria Fonte : Assessoria

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas