Soja e trigo puxam queda nas exportações do agronegócio gaúcho

E ainda o desempenho do segmento de lácteos com crescimento de 4.634%. Destaque para o leite UHT (longa vida) e o leite em pó.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
As exportações de soja em grão, farelo e óleo caíram em 2014 tanto em volume, quanto em preço e em faturamento. O valor total dos embarques recuou 5,93%, segundo o levantamento da Farsul. E é responsável por quase a metade de todos os embarques do agronegócio do Rio Grande do Sul.

Também puxou o resultado negativo do setor a queda de 71,06% na exportação de trigo. Arroz caiu 2,37%.

Total

As exportações gerais do agronegócio foram 6,56% menores. Somaram US$ 12,190 bilhões.

Para ter ideia da importância do agronegócio, as exportações totais do Rio Grande do Sul foram de US$ 18,7 bilhões no ano passado.

O que subiu

Por outro lado, o economista-chefe da Farsul Antônio Luz destaca o desempenho positivo das carnes. Alta de 4,64%, puxada pelas carnes bovina e suína. E ainda o desempenho do segmento de lácteos com crescimento de 4.634%. Destaque para o leite UHT (longa vida) e o leite em pó.

– Vários motivos para este número tão alto nos embarques de leite: preços internacionais atrativos, abertura de novos mercados como a China, dólar valorizado frente ao real e base de comparação baixa.

Destinos

O economista ressalta a importância da China como mercado. Comprou mais de um terço das exportações do agronegócio gaúcho. A União Europeia ficou em segundo. Aí, vem ainda os Estados Unidos e só depois o Mercosul.

http://wp.clicrbs.com.br/acertodecontas/2015/01/15/soja-e-trigo-puxam-queda-nas-exportacoes-do-agronegocio-gaucho/?topo=52,1,1,,171,e186

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas