Setor pecuário vai debater cadeia produtiva do leite

Evento de hoje é preparação para o VIII Sul Leite, que acontece a cada dois anos e será em outubro próximo. Produtores da região são aguardados
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Evento de hoje é preparação para o VIII Sul Leite, que acontece a cada dois anos e será em outubro próximo. Produtores da região são aguardados
O setor pecuário iniciará hoje uma série de discussões sobre a cadeia produtiva do leite. O primeiro tema será os desafios  e avanços no meio, com a professora e coordenadora do Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia do Leite (CMET), Adriana de Souza Martins. Ela palestrará no Quinta com Café, a partir das 8h30, no Sindicato Rural de Ponta Grossa.  A entrada é gratuita. O Centro é da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Gustavo Ribas Netto, a palestra desta quinta-feira é uma preparação para  o VIII Sul Leite que acontecerá de 3 a 5 de outubro, no Parque Histórico de Carambeí, onde serão abordadas questões operacionais do dia a dia do setor. “Vamos começar a discutir hoje o que será tratado lá na frente”, diz. O Sul Leite  é realizado a cada dois anos e reúne produtores de leite dos Campos Gerais e profissionais da área.
Para Gustavo, a categoria precisa discutir questões técnicas. “Muitas vezes, a realidade está muito longe dos produtores e vemos também que muitos participam de palestras, mas não entendem bem o negócio, então vamos fazer algo mais específico ”, observa.
Nos três dias do Sul Leite, no próximo mês, as palestras serão técnicas e envolverão profissionais de diversos órgãos como UEPG, Universidade de Maringá, Universidade de Londrina (UEL), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), além da Nestlé.
O Sul Leite tem o apoio da Cooperativa Frísia, da Associação Paranaense dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), entre outros.
Temas vão da criação de bezerras a produção orgânica
Entre os assuntos que serão abordados em outubro, no VIII Sul Leite, estão Avanços no melhoramento genético, Criação e manejo de bezerras e novilhas leiteiras, Produção de silagem de milho, Leite orgânico e expectativa do consumidor, Deterioração microbiana no leite e perspectivas na pesquisa de fraudes, Desenvolvimento da pecuária de leite familiar (programa Mais Leite), Ferramentas no controle da mastite bovina, Desafios no período seco e de transição da vaca para boa lactação, Leite instável não ácido e Manejo sanitário de bovinos leiteiros.
A programação também inclui mesa redonda com produtores de leite da região e uma visita ao condomínio leiteiro Melkstad, onde será possível acompanhar a produção em sistema Free Stall.
A inscrição deverá ser feita pelo site siseve.apps.uepg.br/viiisulleite.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas