Segundo dados, Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite industrializado do Brasil

produtor de leite Na última década a produção de leite no estado de Santa Catarina vem crescendo a cada ano, o índice mostra que este crescimento é maior que 10% ao ano, durante este período o índice em todo o país foi de 4%.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Na última década a produção de leite no estado de Santa Catarina vem crescendo a cada ano, o índice mostra que este crescimento é maior que 10% ao ano, durante este período o índice em todo o país foi de 4%. O estado de Santa Catarina ultrapassou o estado de Goiás e agora é o quarto produtor de leite do Brasil, ficando apenas atrás do primeiro estado, Minas Gerais, seguido de Rio Grande do Sul e Paraná.
O secretário adjunto da Agricultura do Estado, Airton Spies, diz que recentemente dados do IBGE divulgados confirmam o quarto lugar com um volume de produção de 2,43 bilhões de litros recolhidos pelas indústrias, um pouco a mais dos 2,13 bilhões de litros de Goiás. Não foi levado em consideração nesse volume o leite produzido e consumido nas propriedades, que gira em torno de 25% do total.
Esses números surpreendentes são consequência da tendente retomada do crescimento da produção de leite neste estado. Outro ponto de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Catarina foi o único estado entre os maiores produtores do país que apresentou crescimento da produção de leite em 2016. Enquanto a produção diminuiu 3,7% pelas indústrias no Brasil do mesmo ano, no estado de Santa Catarina o aumento foi de 3,82%. Estes números divulgados pelo IBGE referem-se à produção de leite cru pelas indústrias inspecionadas, que representam 76% do total produzido em Santa Catarina.
Estima-se que a produção de leite do estado fique em torno de 3,2 bilhões de litros, incluindo o leite consumido pelas famílias no campo e também utilizado na alimentação de animais. Moacir Sopelsa, secretário da Agricultura e da Pesca, explica que no estado a produção de leite está concentrada nas pequenas propriedades de pequenos agricultores familiares e representa uma importante fonte de renda para eles.
Ele diz que o setor tem seu destaque em Santa Catarina e passa por grandes transformações, por conta dos investimentos em pastagens, tecnologias e melhoramentos genéticos. Valter Brandalise, presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Derivados de Santa Catarina (Sindileite), falou que há espaço para crescer ainda mais na capitação no estado, mas que os produtores estão atentos aos custos e somente irão aumentar a capacidade se a atividade continuar rentável.
Cada vez mais a setor lácteo demanda maiores tecnologias de gestão para o gerenciamento de suas informações financeiras e contábil, para acompanhar o volume de dados de seu crescimento. Para isso existem empresas de tecnologia da informação especializadas que desenvolvem sistemas de gestão para a indústria.
A Magistech é exemplo de uma empresa referente no desenvolvimento de sistemas de gestão para indústria sendo destaque nas empresas de laticínio. Oferece um sistema contábil e financeiro integrados, focado no segmento industrial. Há 20 anos no mercado, tem credibilidade e qualidade para fornecer a melhor solução de produto para que seus clientes tenham eficiência e informações acuradas.
https://www.terra.com.br/noticias/dino/segundo-dados-santa-catarina-e-o-quarto-maior-produtor-de-leite-industrializado-do-brasil,b89525c478fd5780a188d944b37e887715gkl896.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas