#Seca prejudica captação do leite no norte de Minas Gerais

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Situação de quem produz leite ainda é complicada. Rebanhos ficaram muito debilitados com o longo perí­odo de seca.

O criador Abí­lio da Silva vive no municí­pio de Capitão Enéas e conta que perdeu seis vacas até agora por conta da seca. No momento, o rebanho tíªm 26 fíªmeas em lactação.

O que restou de um canavial por causa da seca é quase nada e é justamente a falta de alimento para o gado que causou a redução na produção de leite.

De acordo com a Emater, a média regional era de 600 mil litros por dia, houve redução de cerca de 60% e o prejuí­zo é de aproximadamente R$ 5,4 milhões que deixaram de circular no norte de Minas Gerais.

No sí­tio de Nelson e Marleide Ribeiro, a renda da famí­lia depende do leite das vacas holandesas, poucos resistentes ao clima seco. O produtor viu os custos com a alimentação aumentar e a alternativa foi se desfazer de parte do rebanho. De 500 litros por dia, hoje o máximo que a famí­lia consegue com 15 vacas são 230 litros de leite e a silagem está no fim.

Marcelo Maia, diretor da Coopagro, a maior cooperativa de laticí­nios do norte de Minas Gerais, explica como está a situação e o impacto na coleta de leite. Confira a entrevista no ví­deo com a reportagem completa.

Fonte: Globo Rural

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas