Seca: perdas no leite podem chegar a 60% no RN

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A média é de 251,8 mil litros de leite a menos diariamente na produção da bacia leiteira potiguar
A seca que atingue 139 municí­pios do sertão do Rio Grande do Norte já provoca uma redução de 40% na produção da bacia leiteira potiguar, de acordo com a Federação da Agricutlura e da Pecuária do Estado (Faern). Diariamente, a média é de 251,8 mil litros de leite a menos. Se a queda se mantiver, os produtores preveem uma perda que pode chegar a 60% até o final do ano.

No último míªs, o processamento do leite na Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Rural do Seridó (Cercel), com 4.800 associados e sede em Currais Novos, foi reduzido de 22 mil para 16 mil litros.

Além da estiagem, os produtores enfrentam ainda a alta de preços dos insumos e serviços necessários para o rebanho bovino e a desvalorização do litro do leite, que já vinha de uma queda consecutiva desde 2010. Segundo pesquisa do Faern, no perí­odo de 1995 a 2012, o valor dos insumos e serviços registrou uma elevação de 397,9%, valorização quatro vezes maior que o preço do leite. De fevereiro de 2008 a março de 2012, enquanto os custos com insumos cresceram em 37,76%, o valor do litro do leite aumentou, em média, 21,21%.

Para tentar amenizar os prejuí­zos, o Ministério da Integração Nacional autorizou a transferíªncia de R$ 10 milhões para ações de Defesa Civil no estado.

http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI307183-18079,00-SECA+PERDAS+NO+LEITE+PODEM+CHEGAR+A+NO+RN.htm

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas