Seca causa queda na produção de grãos principalmente no RS e PR

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, prevíª uma safra de 157 milhões de toneladas, com redução de cinco milhões em relação í  safra anterior. A soja cai 8,1% e o arroz, 17,9%.

A seca causou a queda na produção de grãos. O problema climático afetou principalmente o Rio Grande do Sul e o Paraná, onde na estiagem as lavouras estavam em fase de floração e frutificação.

 

“A estiagem vem se acentuando desde novembro e principalmente a partir de meados de dezembro nós tivemos um comportamento de déficit hí­drico muito acentuado nos estados do Sul e no Mato Grosso do Sul”, explica Sí­lvio Porto, diretor de polí­tica agrí­cola da Conab.

O milho contribui para que esta safra não seja ainda menor. A produção deve crescer 6%, ou seja, ficar em 3,4 milhões de toneladas.

“Foi a expectativa de bom preço da questão do milho. O produtor se motivou, plantou mais e isto foi de uma forma geral. Segundo foram as condições de crescimento em parte do processo de tecnologia. O uso maior de fertilizantes tem crescido, mas também as condições climáticas nessas regiões tíªm favorecido o aumento da produção do milho da segunda safra”, diz Caio Rocha, secretário de polí­tica agrí­cola – Mapa.

O IBGE também divulgou uma estimativa para a safra de grãos. Para o instituto, que adota o calendário de janeiro a dezembro, a produção deverá ficar em 158,7 milhões de toneladas.
Fonte: Globo Rural

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas