Sebrae e governo apresentam diagnóstico do #leite em Rondônia

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Sebrae em Rondônia e Governo do Estado de Rondônia realizam nesta quinta-feira (26), em Porto Velho, o seminário “Apresentação e Socialização do Diagnóstico do Agronegócio do Leite e Derivados do Estado de Rondônia”. O evento ocorre entre 14h30 e 18h, no Centro Político Administrativo (CPA), no Complexo Rio Madeira.
Na ocasião, serão apresentadas informações constantes do Diagnóstico do Agronegócio Leite e Derivados do Estado, fruto de convênio de parceria entre governo de Rondônia, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária e Sebrae.
O objetivo do estudo é a atualização do diagnóstico de importante segmento econômico do estado, retratando sua evolução em investimentos, financiamentos, produção, produtividade, industrialização e comercialização.
Rondônia é atualmente o principal produtor na região Norte, estimando-se que tenha gerado, em 2013, algo em torno de 800 milhões de litros de leite.
Com base no diagnóstico, tanto governo como o setor produtivo passam a contar com informações sobre perfil das propriedades, sua localização, potencial de produção láctea, necessidade de assistência técnica, processos produtivos etc.
Entre os objetos de estudo do diagnóstico, pode-se destacar a evolução na produção leiteira. Entre as informações disponíveis, verifica-se o crescimento no número de propriedades com produção de 50 a 100 e de 101 a 200 litros por dia e também no estrato de até 200 litros dia. Outro dado importante traz a informação de que o produtor de leite aumentou seu tempo na atividade em 75%, passando de 10 para 17 anos. Isso configura uma profissionalização na atividade e indica a rentabilidade dos produtores.
Com tantas informações, o estudo não se restringe à descrição do cenário, mas também traz sugestões e propostas de solução para os gargalos existentes na atividade, em especial os que tratam da produtividade.
Fonte: Assessoria

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas