#Seagro realiza ações para impulsionar produção de leite no Tocantins

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Duas atividades serão realizadas nesta terça (26), com o objetivo de estimular e fortalecer a cadeia produtiva do leite no Tocantins. Pela manhã, técnicos da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário – irão realizar mais um procedimento do projeto MGR – Melhoramento Genético do Rebanho. A ação de Iatf – Inseminação Artificial por Tempo Fixo começa a partir das 8h, em animais do Sí­tio Modelo, localizado próximo í  saí­da para Miracema.

Segundo informações do coordenador de Desenvolvimento Animal da Seagro, Cláudio Luiz Sayão, o Programa de Melhoramento Genético do Rebanho visa aumentar e melhorar a qualidade genética do rebanho tocantinense e consiste na seleção de matrizes da produção leiteira para o processo do protocolo de Iatf – Inseminação Artificial em Tempo Fixo.

Os produtores interessados no Iatf fazem o cadastro na Seagro e custeiam o material genético utilizado, assim como os hormí´nios para que as vacas entrem no cio. O projeto tem aumentado a produção de leite nas propriedades tocantinenses em mais de 100%.

Reunião
Outra atividade para estimular a produção leiteira será reunião técnica da Cí¢mara Setorial do Leite, que será realizada também nesta terça, dia 26, a partir das 14h, no auditório da Seagro. Cerca de 20 instituições são esperadas para o encontro, que irá definir as ações de 2013, que serão desenvolvidas em conjunto, para impulsionar a produção de leite no Tocantins.

Dados
O Tocantins está no 18º lugar no ranking brasileiro de produção de leite e em 3º da Região Norte, com 230 milhões de litros por ano.

Fonte: Seagro/TO

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas