SC produz 442 litros de leite por habitante ao ano

Santa Catarina produz 442 litros de leite por habitante/ano. De acordo com dados do IBGE, a produção do estado em 2016 foi de 3,1 bilhões de litros. Com uma população de 7 milhões de habitantes
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Santa Catarina produz 442 litros de leite por habitante/ano. De acordo com dados do IBGE, a produção do estado em 2016 foi de 3,1 bilhões de litros. Com uma população de 7 milhões de habitantes, isso significa 1,2 litro por catarinense por dia. Dá e sobra para atender a demanda. De acordo com o secretário adjunto da Agricultura, Airton Spies, apenas 40% da produção seria consumida no território barriga-verde se for levada em conta a média nacional, que é de 180 litros por habitante/ano. Outros 60% vão para outros estados.
Estado é o quarto maior do país
O IBGE também confirmou que Santa Catarina ultrapassou Goiás e é o quarto maior produtor de leite do país, atrás de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. No entanto a tendência é de manutenção do atual ranking pois os mineiros estão muito à frente e os estados vizinhos têm as mesmas condições de produção. A projeção é de que a produção no sul aumente 92% em oito anos, passado de pouco mais de 12 milhões de litros para 24 milhões de litros.
Exportar é preciso
Como a produção nacional de 33 bilhões de litros está atendendo a demanda, que acabou retraindo em virtude da crise econômica, para avançar na produção ou Santa Catarina ganha espaço de outros estados ou busca mercados fora do país. Atualmente menos de 1% da produção é exportado. Airton Spies afirmou que os catarinenses podem aproveitar a vantagem do status sanitário diferenciado. Mas ainda precisam avançar em logística, qualidade e diminuição de custo, para sermos competitivos no mercado internacional.
http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/de-ponto-a-ponto/noticia/2017/10/sc-produz-442-litros-de-leite-por-habitante-ao-ano-9925017.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas