SC conquista o quarto lugar na produção de leite do Brasil

Santa Catarina desbancou Goiás e já é o quarto maior produtor de leite do país. De acordo com o secretário adjunto da Agricultura do Estado, Airton Spies, dados do IBGE divulgados
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Santa Catarina desbancou Goiás e já é o quarto maior produtor de leite do país. De acordo com o secretário adjunto da Agricultura do Estado, Airton Spies, dados do IBGE divulgados recentemente confirmam a posição com um volume de 2,43 bilhões de litros recolhidos pelas indústrias, contra 2,13 bilhões de litros de Goiás. Esse volume não leva em conta o leite produzido e consumido nas propriedades, que é em torno de 25% do total.
O motivo da ascensão de Santa Catarina é que o estado foi o único dos cinco primeiros que cresceu de produção. Enquanto Goiás caiu 5,5% no ano passado, em virtude de uma seca no Centro-Oeste, em Santa Catarina houve crescimento de 3,8%. No Brasil houve queda de 3,7%.
Spies destacou que a atividade é a nova «estrela» do agronegócio, que envolve 70 mil famílias e gera milhares de empregos no campo, serviços, transporte e indústria. Com apenas 1,2% do território, Santa Catarina representa 10,5% da produção nacional. Os motivos são clima favorável para implantação de pastagens e abundância de água. O solo propício e a mão-de-obra familiar contribuem para o sucesso da atividade.
Maiores produtores de leite do Brasil em 2016 (IBGE)
1º Minas Gerais- 6,1 bilhões de litros
2º Rio Grande doSul – 3,24 bilhões de litros
3º Paraná – 2,74 bilhões de litros
4º Santa Catarina – 2,43 bilhões de litros
5º Goiás – 2,31 bilhões de litros
Novos investimentos
Cerca de 75% da produção de leite de Santa Catarina é da região Oeste. E um novo investimento está sendo feito pela Tirol na Região, em Pinhalzinho. Uma nova unidade que já está recebendo leite no local deve começar a industrializar a produção no segundo semestre.
O investimento é de R$ 100 milhões, vai gerar 115 empregos e processar 400 mil litros por dia. Há previsão ainda de uma ampliação para 1,4 milhão de litros, mas sem data definida.
Espaço para crescer
O presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Derivados de Santa Catarina (Sindileite), Valter Brandalise, disse que ainda há espaço para crescimento da produção no estado, mas que o produtor está atento a custos e só vai acelerar se a atividade for rentável. Entre as ameaças estão a retração de consumo provocada pelos 13 milhões de desempregados e as importações de leite. De acordo com o presidente do Conseleite, que reúne indústria e produtor, Adelar Zimmer, foram importados US$ 55 milhões em lácteos somente neste ano.
http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/de-ponto-a-ponto/noticia/2017/04/sc-conquista-o-quarto-lugar-na-producao-de-leite-do-brasil-9773825.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas