RS tem queda de quase 6% na produção de leite em janeiro, diz USP

Expectativa para fevereiro é de um declínio semelhante devido ao clima. Nos supermercados, o preço do produto vem subindo em média 15%.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A produção de leite no Rio Grande do Sul caiu quase 6% no mês passado, conforme apontam dados da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP). Enquanto os reflexos do número são vistos nas gôndolas dos supermercados, a expectativa para fevereiro é de um declínio semelhante, como mostra reportagem do RBS Notícias.

O calor que vem sendo registrado durante o início de ano no estado contribui com a baixa. As temperaturas mais altas secam o pasto, tornando necessário alimentar os animais com ração e silagem. E o preço do milho, que compõe essa mistura, está até 60% mais alto em relação ao ano passado. A oferta do grão está menor no mercado porque muitos produtores rurais optaram pela soja. A situação só deve se normalizar a partir de junho com a chegada das pastagens de inverno.
A pecuarista Solange Pavan, que tem 30 vacas em sua propriedade, registrou uma queda na produção de 1 mil para 800 litros por dia. Ela conta que os animais sofreram com o calor do verão. «Elas deixam de comer e a má alimentação diminui o leite delas», lamenta.

Com a baixa na produção, o preço do leite vem subindo em média 15% nos supermercados. Os próximos meses costumam ter os menores níveis de produção no estado, e a indústria já pensa em repassar novos aumentos para o varejo.

«Não tem oferta de leite», justifica o diretor industrial da Cooperativa Santa Clara, João Seibel. «Estamos com estoques muito baixos e sabendo que ainda terá produção menor de leite nos próximos meses, isso vai impactar na lei da oferta e da procura», acrescenta.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/campo-e-lavoura/noticia/2016/03/rs-tem-queda-de-quase-6-na-producao-de-leite-em-janeiro-diz-usp.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas