#RS: Produção de leite pode crescer 50% em cinco anos

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O governo do Estado faz os ajustes finais no Programa Mais Leite, que criará mecanismos de incentivo í  produção, afirmou o coordenador técnico da Cí¢mara Setorial do Leite, João Milton Cunha, durante o Avisulat, evento realizado pelo Sindilat/RS, Asgav (Associação Gaúcha de Avicultura) e SIPS (Sindicato das Indústrias de Produtos Suí­nos do RS), em Bento Gonçalves.

Segundo ele, o leite é um dos 22 produtos considerados prioritários pelo governo, por envolver mais de 100 mil famí­lias na produção de 9,5 milhões de litros/dia, em um setor que responde por 2,7% do PIB gaúcho. Os números poderiam ser maiores. Dados do Sindilat-RS apontam um potencial produtivo de 14 milhões de litros/dia, que poderia ser atingido em cinco anos com o estí­mulo í  exportação de excedentes, já que o Rio Grande do Sul absorve apenas 40% da produção local.

O presidente do Sindilat/RS, Wilson Zanatta, também considera fundamental para o crescimento que haja um programa voltado í  gestão da propriedade rural, que permita ao pequeno produtor acompanhar o desenvolvimento do setor. Enquanto a média da produção no Estado é de 70 litros por dia, a do pequeno produtor não passa de 40 litros/dia, o que significa renda insuficiente. Por isso, ele precisa de estí­mulo para deixar de ser pequeno, afirma o dirigente.

Fonte: Cenário MT

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas