RS deve pedir crédito para produtor de leite afetado pela crise

Governo estadual pretende negociar também aquisição de leite em pó
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O governo do Rio Grande do Sul sinalizou que deverá encaminhar ao Palácio do Planalto um pedido para criação de uma linha de crédito especial voltada aos produtores afetados pela crise que envolve a cadeia gaúcha de leite. Com o avanço da operação Leite Compen$ado, que investiga casos de adulteração no transporte do produto às indústrias, muitos laticínios envolvidos nas fraudes pararam de produzir e deixaram passivos entre credores. Os mais atingidos são os produtores familiares – muitos estão há meses sem receber.

Nesta quinta-feira, o secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo (PP), recebeu uma delegação formada por prefeitos, vereadores e secretários de municípios da região Celeiro, no noroeste gaúcho, para tratar da situação vivida pelas famílias produtoras. Um dos assuntos discutidos foi a possibilidade de estabelecimento de uma linha de crédito especial, através do Pronaf, para os produtores prejudicados que não receberam o pagamento pelo produto. De acordo com Polo, a sugestão deverá ser encaminhada ao Ministério de Desenvolvimento Agrário, com o apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (Fetag) e da Federação da Agricultura do RS (Farsul). «Isso depende de uma decisão política do governo federal e da aprovação desse crédito pelo Conselho Monetário Nacional. Precisamos agir para conseguir um bom resultado», afirmou o secretário.

Polo também deverá negociar com o Ministério da Agricultura e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a aquisição de leite em pó que está estocado no Rio Grande do Sul, o que ajudaria a aquecer o mercado regional, afetado também pela queda da demanda em função dos escândalos deflagrados nos últimos meses no Estado. Outra ação estudada é a criação de uma agenda positiva para aumentar a comercialização do produto. Segundo Polo, a retração do consumo causada pelas recentes fraudes deverá ser superada com mais qualidade. «Esses crimes graves contra a saúde pública acabaram por prejudicar a produção de modo geral», explicou. De acordo com a secretária da Agricultura do Rio Grande do Sul, mais de 120 mil famílias dependem da produção de leite no Estado, que gira em torno de 12,3 milhões de litros por dia.

http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Criacao/Leite/noticia/2015/01/rs-deve-pedir-credito-para-produtor-de-leite-afetado-pela-crise.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas