Rondônia vai implantar programa Pró-Fêmeas para melhorar produção de leite

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Jônadan Ma, participou nesta sexta-feira (29/05) de reunião com o governador de Rondônia, Confúcio Aires Moura, para definir a implantação do programa Pró-Fêmeas no Estado
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Segundo o governador, o projeto será implantado ainda este ano. O encontro ainda contou com a participação do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária, Evandro Cesar Padovani, do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro, José Afonso Bicalho, e dos representantes estaduais da Girolando em Rondônia Walter Waltenberg Silva Júnior e Darcy Afonso da Silva Neto.

Criado para garantir o acesso de pequenos e médios produtores rurais à fêmeas de alta qualidade genética, o Pró-Fêmeas comercializa os animais por meio de feiras e leilões em cidades que apresentam demanda para a aquisição de fêmeas Girolando. Os pequenos produtores ainda contam com crédito rural para compra dos animais.

O Pró-Fêmeas foi implantado pelo Governo de Minas em 2014 e começou a funcionar este ano em Minas Gerais, mas a Associação de Girolando pretende expandí-lo para outras regiões do Brasil. Já está em negociação com a implantação do programa no Espírito Santo e em Goiás. Segundo o presidente da Girolando, o uso de fêmeas geneticamente superiores garante o aumento da produção e da qualidade do leite das propriedades, além de reduzir custos.

Com a implantação do programa, a expectativa é de que o rebanho leiteiro do Estado aumente a produtividade das vacas de forma sustentável já que animais geneticamente superiores conseguem produzir mais, sem a necessidade de elevar a área de pastagem. Rondônia vem registrando grande demanda pela genética da raça Girolando, que representa 80% da produção nacional de leite, em decorrência do crescimento da pecuária leiteira. O número de associados da Girolando na região saltou de 40 em 2014 para 120 em 2015.

Jornada Técnica Girolando na Rondônia Rural Show

Iniciada nesta sexta-feira (29/05/15), em Rondônia, a Jornada Técnica Girolando. O evento vai até amanhã no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná. Os técnicos da entidade Kléber Nunes, Maurício Venâncio e Frederico Paiva estão ministrando as aulas teóricas e práticas. O evento, que acontece durante a 4ª Rondônia Rural Show, tem como objetivo promover o conhecimento e incentivar a criação do gado Girolando. O presidente da Associação, Jônadan Ma, juntamente com os representantes estaduais da Girolando em Rondônia Walter Waltenberg Silva Júnior e Darcy Afonso da Silva Neto participaram da abertura do evento.

Entre os assuntos que estão sendo abordados na Jornada Técnica estão: história e evolução da raça Girolando, escrituração zootécnica, melhoramento genético, controle leiteiro, teste de progênie, padrão racial, diferenciação dos graus de sangue, morfologia de animais leiteiros, estratégias de cruzamentos, acasalamentos e sistema Web Girolando.

http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=4&cid=233525

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas