Rondí´nia tem a maior produção de leite da região Norte

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Com uma média de produção acima de 2,2 milhões de litros de leite por dia, o Estado de Rondí´nia é o maior produtor de leite da região norte. Em 2010, foram beneficiados 802 milhões 969 mil litros, enquanto que o Brasil produziu 30,7 bilhões de litros representando a 6ª maior produção mundial. Em 2011, a produção em Rondí´nia foi de 779 milhões 361 mil litros, mantendo a média de 2 milhões e 200 mil litros/dia, de acordo com levantamentos do IBGE e secretaria de Agricultura e Pecuária.

A produtividade média de curral, ou seja, por vaca individualmente, é, de aproximadamente 4,6 litros por dia, com lactação média de 240 dias. O secretário de Agricultura e Pecuária, Anselmo de Jesus, aposta na melhoria genética do rebanho leiteiro para triplicar a produção nos próximos tríªs anos. De maneira regional, a produção leiteira está distribuí­da assim:Região Sul com 31,3%. Centro Oeste com 14,5%, Nordeste com 13% e a Região Norte com 5,7%.

Status

Existem no Brasil em torno de 1,4 bilhões de produtores de leite, que fazem circular no mercado financeiro do Paí­s, R$ 21,2 bilhões ao ano. A produção brasileira de leite é liderada por 12 estados que apresentam 89,5% da produção total, e, Rondí´nia se apresenta em 9º lugar, portanto, ficando entre os 12 maiores produtores de leite do paí­s, representando 2,6% da produção nacional e de 46,21% da região Norte.

A importí¢ncia socioeconí´mica da pecuária leiteira para Rondí´nia é evidenciada, quando se observa que a atividade faz circular anualmente no estado cerca de R$ 440,2 milhões por ano, respondendo pela sustentação econí´mica básica de 38,8 mil famí­lias ligadas agricultura familiar.

No que diz respeito ao número de vacas ordenhadas é o 7º rebanho do Paí­s e o 1º da região Norte, contabilizando 1,82 milhões de vacas ordenhadas ano, que compõem um rebanho de gado leiteiro na ordem de 3,5 milhões de cabeças. Isto configura Rondí´nia como a maior produção de leite e vacas ordenhadas na região Norte.

Homem no campo

Portanto, esta atividade, paralela aos programas sociais implementados pelo governo do Estado, se apresenta como importante fonte econí´mica para Rondí´nia. Além de promover a fixação do homem no ambiente rural e produtivo, evitando o íªxodo rural, criando postos de trabalho no campo e na cidade, promove a dignidade das famí­lias envolvidas direta e indiretamente na cadeia produtiva da pecuária leiteira, evitando o povoamento das favelas e o incremento das fileiras dos excluí­dos e sobreviventes do subemprego nos centros urbanos.

Autor: Decom

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas