#Rondônia é um dos maiores produtores de leite do Norte

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

Porto Velho – Rondônia: Com uma produção de mas de 700 milhões de litros de leite por ano, Rondônia figura no cenário nacional como o décimo maior produtor do país, se acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

 

Em todo o Brasil, a produção anual é de 32 bilhões de litros, sendo o estado o responsável por 5% deste total. A agricultura familiar tem um importante papel para esses números e em Porto Velho a produção ganha cada vez mais espaço.

 

Diante dos números expressivos, um seminário é realizado na capital, a fim de discutir ações que possam fortalecer ainda mais a produção no estado. «É um oportunidade para o produtor, a sociedade e para as instituições responsáveis conhecerem a realidade da produção leiteira no país e no mundo, diz o chefe da Embrapa no estado, César Teixeira.

 

De acordo com o chefe nacional do órgão, Duarte Vilela, no âmbito nacional os números de produção são positivos. O país caminha para produzir, em média, 33 bilhões de litros de leite por ano e, no estado, a produção atual pode dobrar nos próximos anos.

 

Tendo um papel importante neste cenário, a agricultura familiar deve receber apoio do governo em todo o estado. O Fundo do Leite, de acordo com o governador Confúcio Moura, tem promovido o financiamento da produção de calcário.

 

«O calcário é indispensável para a recuperação dos pastos e também na produção de comida para o gado», afirma o governador, completando que a boa nutrição do gado pode até dobrar a produção de leite em um rebanho.

 

Autor: Bom dia Rondônia

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas