RN terá 27,5 mil bovinos melhorados geneticamente até 2018, diz Sebrae

Mais de 200 pequenos criadores já foram contemplados. Período para novas adesões encerra no dia 13.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Mais de 200 pequenos criadores já foram contemplados.
Período para novas adesões encerra no dia 13.

Os pequenos produtores de gado para corte e produção de leite do Rio Grande do Norte estão recorrendo à biotecnologia para padronizar os rebanhos a partir de animais de alta linhagem e, assim, obter mais lucratividade no negócio em médio prazo. O feito se tornou possível devido ao projeto ‘Leite & Genética’, desenvolvido pelo Sebrae no RN em parceria com o Instituto BioSistêmico (IBS). A iniciativa disponibiliza consultoria tecnológica, de forma subsidiada, com foco na elevação da produção e produtividade de carne e leite bovino.

O gestor do projeto Leite & Genética no Sebrae-RN, Acácio Brito, estima que até 2018 serão 20 mil animais melhorados através de inseminação artificial e outros 7,5 mil bois resultantes da fertilização in vitro. “O projeto é voltado para bovinocultores que desejam otimizar os resultados da propriedade e melhorar o padrão genético do rebanho, por menor que seja”, explica.

Através do projeto, os produtores têm acesso às técnicas de melhoramento genético, principalmente a inseminação artificial em tempo fixo e a fertilização in vitro – que é considerada a mais moderna prática para reprodução de plantéis de alta performance -, de forma assistida e acompanhadas por uma equipe de técnicos veterinários e equipamentos de ponta diretamente na propriedade.

De forma simplificada, o projeto ajuda, por exemplo, produtores que possuem gado mestiço, sem raça bem definida, a direcionar, via genética, o rebanho para uma raça pura mais compatível com o tipo de produção que espera atingir – ou seja, voltada para produção de leite ou de carne, já que existem raças mais adaptadas para as duas finalidades – num intervalo de dois a três anos.

No ano passado, 244 criadores de 62 municípios do estado foram beneficiados com a ação. Agora, o projeto está com inscrições abertas para novas adesões, que podem ser feitas em qualquer ponto de atendimento do Sebrae, em Natal ou nos escritórios regionais no interior. O prazo encerra no dia 13 deste mês. Para participar, basta ser produtor rural com atuação na área de bovinocultura. A solução é 60% subsidiada pelo Sebrae, através do Programa Sebraetec, e os 40% restantes ficam como contrapartida do pecuarista.

O projeto é todo baseado em consultorias prestadas pela equipe do IBS, que é uma instituição referência nacional nas áreas de biotecnologia e agropecuária com atuação em 21 estados. Os técnicos prestam uma série de consultoria orientada para bons resultados na produção de carne e leite, levando em conta a gestão da propriedade e o controle fitossanitário, nutricional e reprodutivo do rebanho.

http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2016/05/rn-tera-275-mil-bovinos-melhorados-geneticamente-ate-2018-diz-sebrae.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas