#RN: Governo recebe representantes da cadeira leiteira para discutir plano

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A governadora Rosalba Ciarlini recebeceu representantes da cadeia leiteira e empresários no dia 23/07, na Governadoria, para discutir um programa para salvamento do rebanho potiguar durante o perí­odo da seca no Rio Grande do Norte. O objetivo foi debater pontos como alternativas para o alimento do gado, reajuste dos valores do Programa do Leite e desoneração do ICMS para os produtos lácteos.

O documento apresentado í  governadora foi subscrito por José Teixeira, preseidente da Associação Norte-Riograndense de Criadores (Anorc), José Vieira, titular da Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern), Marcelo Passos, do Sindicato dos Produtores de Leite do RN (Sinproleite) e por Francisco Belarmino, do Sindicato das Indústrias de Leite do RN (Sindleite).

De acordo com os secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado, em um primeiro momento, será formada uma Comissão composta pelas Secretarias de Planejamento, Tributação, Agricultura, Pecuária e Pesca, Emater e pela Faern, Sindleite, Anorc e Sindleite.

A primeira reunião da comissão será nesta quarta-feira (25), na SAPE, í s 9h, e terá como principais pontos de discussão o reajuste do litro do leite de R$ 0,93 para R$ 1, a disponibilidade de volumoso-bagaço de cana-de-açúcar para o rebanho e a desoneração da cadeia de laticí­nios para aumentar o poder de concorríªncia dos produtos lácteos com outros estados do Brasil.

Betinho Rosado destacou a importí¢ncia da reunião, falou que o Governo do RN está aberto ao debate e mostrou a necessidade de resolver de imediato a questão do desabastecimento de 50 mil litros de leite por dia dentro do Programa do Leite. A governadora Rosalba Ciarlini reafirmou que o programa irá continuar forte e explicou que a medida, a princí­pio, levando em consideração o perí­odo de seca, será a adotar o leite em pó para ser entregue í s famí­lias cadastradas dentro do programa.
Fonte: Secom/RN

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas