Rio #Leite leva novas tecnologias aos produtores de C. de Macabu, no RJ

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Produtores tiveram cursos como manejo de dejetos e saúde do rebanho. Cidade tem 900 famílias que vivem da agricultura na cidade.

 

O Parque de Exposições Dr. Otto Guimarães Linhares, em Conceição de Macabu, no Norte Fluminense, recebeu na manhã desta quinta-feira (22) o programa Rio Leite. Foram apresentadas aos produtores rurais da região novas tecnologias visando o aumento da produção e a melhoria da qualidade do leite produzido na região norte. Técnicos da Emater do Rio fizem a apresentação.

Além disso, o evento contou com cursos relacionados às ações de assistência técnica e extensão rural sobre a qualidade do leite; Manejo de dejetos orgânicos na recuperação de solos para produção de forrageira; Saúde do rebanho bovino leiteiro sob sistema orgânico de produção; Influência das práticas de ordenha sobre a qualidade do leite.

O Rio Leite é um programa desenvolvido pelo Governo Federal, em parceria da Secretaria de Agricultura do Estado, por meio da Emater-Rio, da Embrapa Gado de Leite, com o apoio da Prefeitura de Conceição de Macabu.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e da Emater Local, atualmente, Conceição de Macabu dispõe de 350 produtores inseridos no programa “Agricultura Familiar”. Ao todo, 900 famílias (média de 4 membros por família) vivem da agricultura, na cidade. Deste número, 280 são cooperados ativos e 400 propriedades são envolvidas com a produção leiteira.

“Para ter noção da importância do setor no município, de acordo com o IBGE, Macabu possui população rural estimada de 2.874. Hoje o município produz cerca de 18 mil litros de leite, por dia. E movimenta, em média, R$ 800 à R$ 1 milhão, por mês. A realização desta edição do Rio Leite Norte, aqui em Macabu, veio fortalecer o setor na região e também permitiu a troca de experiências entre os participantes”, pontuou o secretário de Agricultura, Paulino Leal Cardoso.

http://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2014/05/rio-leite-leva-novas-tecnologias-aos-produtores-de-c-de-macabu-no-rj.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas