Rio Grande do Norte exporta gado vivo pela primeira vez na história

Animais da raça guzerá foram exportados para o Senegal.Operação durou seis meses para ser planejada e 14 horas para ser executada.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O Rio Grande do Norte realizou essa semana a primeira exportação de gado vivo do estado. A venda só foi possível porque em maio do ano passado o estado foi declarado área livre da febre aftosa com vacinação, pela Organização Internacional de Saúde Animal.

A operação durou seis meses para ser planejada e mais 14 horas para ser executada. Foi a primeira carga viva a ser exportada pelo Aeroporto Aluízio Alves, na Grande Natal. Os passageiros incomuns embarcaram por um portão improvisado e foram acomodados em 32 baias de madeira.

Ao todo, viajaram rumo ao Senegal, na África, 178 cabeças de gado, entre adultos e bezerros. Os animais exportados são da raça guzerá. Entre as características da raça, estão a resistência ao clima quente e a dupla aptidão para corte e leite.

O representante do governo senegalês explica que os animais vão ser doados a algumas famílias no país para que elas possam produzir o leite para consumo próprio e também para vender.

Cada animal da raça foi vendido, em média, por R$ 5 mil.

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2015/01/rio-grande-do-norte-exporta-gado-vivo-pela-primeira-vez-na-historia.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas