#REDUí‡íƒO DO REBANHO BOVINO DE MATO GROSSO

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Repercutiu fortemente na mí­dia a informação divulgada pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) a respeito da redução do rebanho bovino do Estado na ordem de aproximadamente 523 mil

í‰ plenamente compreensí­vel esta repercussão. Afinal é grande a preocupação de toda a sociedade com possí­vel elevação de preços desta importante fonte de proteí­nas. Podemos antecipar que isto não deverá acontecer, pelo menos em curto e médio prazo. No longo prazo dependerá da redução de abate de fíªmeas no paí­s.

Devemos atentar que este fení´meno de redução de bovinos de corte em Mato Grosso aconteceu também em anos recentes, como em 2006, que reduziu 672 mil cabeças de gado em relação a 2005. E ainda continuou o processo de redução na ordem de 433 mil cabeças em 2007 em relação a 2006, portanto 1,104 milhão de cabeças em dois anos.

Os fatores responsáveis pela redução do rebanho de bovinos em Mato Grosso são bastantes conhecidos. Destacam-se a falta de investimentos em reforma ou recuperação de pastagens e, mais recentemente, a transferíªncia de áreas de pastagens para a agricultura, além do já citado abate de fíªmeas.

Para que se resolvam os problemas inerentes í  questão das pastagens é necessário que se aumente a rentabilidade do setor que permitirá ao pecuarista reinvestir na atividade. Da mesma forma é necessário que se defina regras ambientais, agora sob a responsabilidade do Supremo Tribunal Federal.

O Código Florestal, com tríªs Ações Diretas de Inconstitucionalidades no STF, devolvia aos produtores rurais a possibilidade de acessarem linhas de créditos como o Programa ABC do Governo Federal que permite a recuperação de pastagens e, por conseguinte, parte da renda do produtor.

Já o abate de fíªmeas se dá de forma cí­clica e haveremos de conviver com este fení´meno, já que, uma matriz alcança o seu auge reprodutivo e passa a declinar em produtividade, deixando de ser interessante a sua manutenção no plantel. Acontece também abates de fíªmeas em função da necessidade de caixa do pecuarista, comprometendo fortemente a oferta de bezerros.

E a continuar esta redução vamos ver confirmada a previsão da Acrimat, divulgada recentemente pelo seu Superintendente Luciano Vacari, de que o Estado de Mato Grosso poderá experimentar nos próximos anos um apagão de bezerros, certamente que se assim for, veremos reduzida a oferta de carne bovina pelo Estado de Mato Grosso.

Como resolver esta equação? Nada fácil! Porém, já estamos vendo uma movimentação no sentido de uma convergíªncia entre frigorí­ficos e pecuaristas. Hoje já é possí­vel sentar í  mesa, representantes de frigorí­ficos e lideranças dos pecuaristas para se discutir as nuances da cadeia de carne bovina. í‰ o primeiro passo!

Já quanto í s ações diretas de inconstitucionalides que emperraram a eficácia do novo Código Florestal, muito pouco se pode fazer, a não ser torcer para que o Supremo Tribunal Federal decida logo para que tenhamos finalmente a necessária segurança jurí­dica esperada há décadas no campo. Porém, também se espera que o STF leve em conta tudo o que se estudou e discutiu no decorrer de 10 anos de tramitação do Código no Senado e na Cí¢mara dos Deputados.

Por outro lado, certamente as lideranças polí­ticas do Senado da República e da Cí¢mara dos Deputados haverão de se manifestar diante do Supremo Tribunal Federal, afinal, onde inicia e termina o direito destas duas casas de leis legislarem?

Importante destacar que mesmo diante de tantos problemas o setor produtivo da pecuária de corte em Mato Grosso surpreende positivamente, aumentando a oferta de bovinos com maior peso para o abate, além do aumento da taxa de cabeças por hectare em suas pastagens. Fruto de muito trabalho e uso de tecnologias.

Fonte: Agrosoft

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas