Raça Girolando é a mais indicada para produção de #leite no Tocantins, aponta Agrotins

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Durante a palestra foram apresentadas diversas raças de bovinos leiteiros, suas características de produção, resistências, dificuldades de ordenhas e manejo

Estudantes e produtores rurais acompanharam na tarde desta quarta-feira, dia 07, no auditório da Faculdade Católica do Tocantins, dentro da programação da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins 2014, palestra sobre raças e cruzamentos de bovinos de leite para o Tocantins. A apresentação foi realizada pelo professor de zootecnia da Faculdade Católica, João Gonçalves Neto, que fez um comparativo entre as diversas raças destacando a raça Girolando como a mais adaptável ao clima do Tocantins para a produção de leite.

Durante a palestra foram apresentadas diversas raças de bovinos leiteiros, suas características de produção, resistências, dificuldades de ordenhas e manejo. Segundo João Gonçalves, raças como a Holandesa que possui alta média de produção tem um alto custo para o pequeno produtor rural, pois é necessário investimentos em nutrição e conforto técnico para os animais.

“Para o Tocantins, que possui características de criação de bovinos com pastagens, e considerando a nossa situação climática, a raça Girolando meio sangue é a mais indicada para quem quer produzir leite, pois é um animal que produz em média 12 quilos de leite por dia e são mais resistentes ao calor,” disse o professor.

A estudante do curso de Zootecnia da Faculdade Católica, Suzelma Silva Viana, conhecer as raças que possuem melhor adaptação ao clima tocantinense ajuda o produtor a fazer uma escolha que minimize custos e obtenha lucros. Ela ainda destacou que chamou a sua atenção os cruzamentos de raças que possibilitam duas aptidões – produção de leite e carne.
Fonte: Welcton de Oliveira

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas