#Programa Minas Leite reforça atuação no Leste do Estado

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O municí­pio de Ipanema vai sediar, nos dias 22 e 23 de junho de 2012, o 1º Encontro Regional do Minas Leite no Leste de Minas Gerais. Durante o evento serão apresentados resultados que podem impulsionar a adesão dos pecuaristas da agricultura familiar ao programa criado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e executado pela vinculada Emater-MG.

Participarão do encontro produtores e técnicos de Ipanema, Conceição de Ipanema, Mutum, Pocrane e Taparuba. No primeiro dia, haverá apresentações sobre os benefí­cios das ações desenvolvidas pelo Minas Leite desde o seu lançamento pelo governo do Estado, em 2005. De acordo com o coordenador do programa pela Secretaria, Rodrigo Puccini Venturim, o objetivo é mostrar aos produtores a importí¢ncia da adoção de boas práticas nas propriedades, neste caso para fortalecer a atividade leiteira nos municí­pios participantes do evento, responsáveis por uma produção da ordem de 100 mil litros/dia.

A Emater-MG assiste atualmente, por meio do programa, a 1.080 propriedades dedicadas í  produção de leite no Estado, e a meta para 2012 é levar as boas práticas de produção do Minas Leite a 1.150 fazendas. Para isso, segundo o coordenador, é importante expandir a atuação do programa na região Leste. «Vamos enfatizar, nas apresentações, os í­ndices de desenvolvimento das propriedades que se ajustam í s exigíªncias de uma produção sustentável, conciliando a melhoria da receita, a preservação do ambiente e a garantia de boas condições de vida para as pessoas envolvidas na atividade.»

Ações de baixo custo

Os meios propostos para a melhoria da atividade leiteira da agricultura familiar no Estado tíªm por base tecnologias desenvolvidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), também vinculada í  Seapa, diz Venturim. Ele acrescenta que alternativas de baixo custo, preferencialmente í  base de materiais encontrados nas próprias fazendas, são indicadas aos produtores interessados em receber a assistíªncia do Minas Leite.

Na parte de manejo, o programa indica a construção, sobre os pastos, de piquetes de madeira de eucalipto tratada e cerca de arame. Nesses espaços, os animais podem ser mantidos com alimentação reforçada por cana-de-açúcar, ureia e minerais, que garantem uma boa produção leiteira principalmente no perí­odo de seca.

A utilização desses recursos, com assistíªncia dos extensionistas da Emater, possibilita ganhos no volume de leite e na qualidade do produto. «Além disso, o Minas Leite propõe mudanças na gestão da propriedade para que os bons resultados alcancem todas as atividades com foco na sustentabilidade do negócio», ressalta o coordenador.

Suporte do Pró-Genética

Para o coordenador de Pecuária da Emater-MG em Ipatinga, Aldrin Carlos Reggiani, outra ação importante do Minas Leite é a orientação aos produtores na aquisição de animais adequados í  atividade. «No caso das vacas leiteiras, as preferidas devem ser as F1 (resultantes do cruzamento de uma raça europeia – gado holandíªs – com uma raça indiana – gir leiteiro)», explica. De acordo com Aldrin, o Minas Leite também recomenda aos produtores da agricultura familiar os benefí­cios do Pró-Genética. O programa, também criado pela Seapa, possibilita a aquisição, em condições favoráveis, de touros de genética comprovada para garantir a geração de vacas e bois de alta qualidade.

Aldrin diz que esses aspectos serão enfatizados, na agenda do encontro, entre os benefí­cios í  disposição dos agricultores familiares que participam do programa. Foram criadas na região do Extremo Leste 15 unidades demonstrativas do Minas Leite, ou propriedades que assumem o compromisso de fazer a difusão das tecnologias e centralizar o registro de dados sobre ações desenvolvidas nas fazendas incluí­das no cí­rculo sob a sua influíªncia. «A meta é constituir mais 15 unidades demonstrativas do programa no Extremo Leste», explica.

Conforme as normas do Minas Leite, além dessas unidades, cada uma das outras propriedades que recebem assistíªncia da Emater tem o compromisso de servir de modelo para outras dez. Essa corrente, observa Aldrin, deve impulsionar a produção nos municí­pios do Extremo Leste de Minas. «Ipanema responde atualmente por 50% da produção dos municí­pios contemplados pelo seminário.»

Aldrin ainda informa que, na agenda do 1º Encontro Regional do Minas Leite no Leste, está programada para o dia 23 uma feira de touros do Pró-Genética. Será realizada também a Festa do Queijo de Ipanema, evento anual que mobiliza a população e atrai grande número de visitantes. Em 2011 foi apresentado um queijo minas padrão de 1.200 quilos, recorde brasileiro, segundo os organizadores, e a meta é quebrar esta marca.

Os agricultores familiares interessados em aderir ao Minas Leite podem se inscrever em uma das unidades da Emater-MG.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas