# Programa Leite Legal começa em Mato Grosso

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

As atividades do “Leite Legal – Programa Produção de Leite de Qualidade” começarão nesta segunda-feira, dia 5 de agosto, tendo como participantes os produtores de leite da região de São José dos Quatro Marcos (MT).

O municí­pio é o primeiro a participar do programa no estado, realizado através de uma parceria entre o Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), a Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite), o Serviço de Apoio í s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional) e o Laticí­nio Vencedor.

Cada turma será formada por até 15 propriedades, cada uma podendo ser representada por até dois participantes. As atividades tíªm duração de 15 dias, sendo 16 horas de aulas teóricas. Desde a primeira aula serão realizadas consultorias personalizadas em cada uma das fazendas participantes.

O lançamento estadual do programa ocorreu em São José dos Quatro Marcos, no dia 22 de julho de 2013, na sala de treinamentos do Laticí­nio Vencedor. A empresa tem mais de 1,7 mil produtores fornecedores de leite na região.

Metas

O Leite Legal tem o objetivo de capacitar produtores rurais dentro dos novos parí¢metros para Contagem de Células Somáticas (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT), estabelecidos pela Instrução Normativa nº 62/2011. A IN 62 define novos padrões de qualidade para o leite.

Em um perí­odo de dois anos, o SENAR Central pretende capacitar 81 mil propriedades em todo o paí­s por meio de treinamento teórico com carga horária de 16 horas/aula e visitas técnicas, formando em todo Brasil 5,4 mil turmas.

No municí­pio de São José dos Quatro Marcos, a meta é atender mais de mil produtores até o final de 2014. Devem ser atendidos cerca de 1,5 mil propriedades em todo o Estado no mesmo perí­odo. No entanto, já houve solicitações de outros laticí­nios, o que pode aumentar o número de atendimentos.

http://cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=305336&codDep=6

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas