Com o intuito de ajudar os produtores a conviver melhor com a seca, e potencializar a produção, o Programa Minas Leite fez parcerias com instituições privadas. No Norte de Minas, o contrato foi assinado com uma cooperativa de crédito.
De acordo com a Emater, o estado de Minas Gerais tem a maior bacia leiteira do país; atualmente, são quase nove bilhões de litros por ano, o que corresponde a 27% da produção nacional. Programas como o Minas Leite têm contribuído para aumentar esse percentual e fortalecar ainda mais a pecuária leiteira.
Ainda segundo o órgão, o programa atende cerca de 1.500 propriedades em 471 municípios, com o obejtivo de ensinar os produtores a usar técnicas simples e baratas para melhorar a qualidade do leite e aumentar a produção. Em alguns casos, o crescimento chega a 25%.
O público atendido pelo programa é formado por produtores de pequeno e médio porte, e ajuda, por exemplo, no uso da tecnologia para otimizar a ordenha e orienta como aproveitar melhor o pasto.
http://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/2015/03/programa-ajuda-produtores-do-norte-de-mg-conviver-melhor-com-seca.html