#Produtores de MT querem produzir mais de 3 milhões de leite/dia em 2013

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Tecnologia aplicada no campo e auxilio técnico incentivam atividade no estado

Os criadores de gado de Mato Grosso devem produzir mais de 3 milhões de litros diariamente no próximo ano. A expectativa remete ao crescimento no total produzido no estado, que desde o iní­cio do ano passou de 2,4 milhões de litros para os atuais 2,6 milhões de litros. De acordo com dados da Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite) a previsão é que produção total ultrapasse 700 milhões de litros por míªs.

O presidente da Aproleite, Alessandro Casado, explica que o cenário positivo é resultado da tecnologia aplica no campo. Conforme ele, aproximadamente 81% dos produtores mato-grossense não tiveram acesso a qualquer auxí­lio técnico para a execução da atividade. «Estamos trabalhando justamente para informar quais as formas de manejo ideais para a atividade».

Com o aumento da produção é estimado que o estado suba no ranking nacional, passando de 8ª para a 7ª posição na lista dos que mais produzem leite no paí­s. Ele aponta que a expectativa é que ocorra aumento no número de produtores, que passa de 20 mil atualmente.

«A maioria são criadores que produzem até 200 litros por dia, indicando a participação da agricultura familiar, principalmente oriundos de assentamentos». Para fortalecer o setor, será realizado entre os dias 8 e 9 de novembro, em Cuiabá, o 1º Encontro Aproleite.

Ví­vian Lessa

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas