#Produção mundial cai e preço do leite aumenta

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

As donas de casa acostumadas a comprar leite em supermercados e padarias já notaram o importante aumento em seu preço, do começo do ano para cá.

O que não está exposto nas prateleiras, no entanto, é que esse aumento não vem sendo repassado integralmente ao consumidor final, uma vez que o custo de produção aumentou 27,37%, enquanto o aumento no preço pago ao produtor foi de apenas 4,32%, de acordo com a Embrapa Gado Leite.

Diversos fatores contribuí­ram para essa elevação do preço do leite, sendo o principal a queda na importação. No caso da Argentina, um dos maiores exportadores de leite em pó pra o Brasil, a produção foi afetada por inundações em várias bacias leiteiras na região Pampeana, além do aumento no preço do milho, que resultou na redução de uso de concentrados na alimentação do gado. Para reduzir a exportação, a Argetina passou então a exigir registro de todos os produtos lácteos destinados í  exportação, visando assim estabilizar o preço do produto comercializado no mercado interno.

Já no caso do Uruguai, outro grande exportador de leite para o Brasil, sofreu com problemas internos da indústria, além dos fatores climáticos, que foram desfavoráveis (primavera muito chuvosa levou a queda na qualidade das pastagens). Além disso, houve queda no fornecimento de concentrados e outros fatores globais que reduziram a captação de leite em 6%, de acordo com o INALE. Os prejuí­zos na produção do Uruguai foram influenciados ainda por conflitos entre a Federação dos Trabalhadores da Indústria de Lácteos do Uruguai (FTIL) e a Conaprole, que resultou em menor produtividade por parte dos funcionários.

Cenário favorável para o produtor nacional

Além dos fatores citados que contribuí­ram para a queda de importação de leite pelo Brasil, a desvalorização do cí¢mbio nacional contribuiu para que o Brasil sofresse uma queda de 23,5% em valores e 22,2% em volume importado.

De acordo com o Presidente do Sindicato Rural de Uberlí¢ndia, Thiago Soares Fonseca, “nesse contexto de aumento dos preços dos commodities lácteos e inviabilidade de importação, cria-se um cenário de melhor condição para indústria nacional, uma vez que com a queda de produção mundial, o setor está valorizado”.
http://cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=315379&codDep=6

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas