Produção de leite, um desafio para Mato Grosso

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Em minhas viagens ao interior de Mato Grosso tenho a oportunidade de ver de perto o desenvolvimento da pecuária leiteira nos principais municí­pios produtores. Embora seja uma importante cadeia produtiva geradora de emprego e renda em nosso estado, infelizmente, ainda carece de pesquisa, mão de obra qualificada, apoio técnico e investimento financeiro.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) deu um importante passo com a publicação do primeiro Diagnóstico da Cadeia Produtiva do Leite de Mato Grosso, lançado no último dia 19 de abril. Este trabalho foi desenvolvido pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e só foi possí­vel graças ao apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), do Serviço Nacional de Aprendizagem em Cooperativismo de Mato Grosso (Sescoop-MT) e da Associação dos Produtores de Leite (Aproleite-MT).

Além de um importante passo, o consideramos acertado, pois somente com um raio-X da produção leiteira será possí­vel elaborar um projeto especí­fico que alcance os resultados tão almejados pelos produtores. Os subsí­dios levantados neste estudo permitirão que os trabalhos das diversas entidades sejam coordenados e complementares. São informações essenciais para os produtores, a sociedade e o poder público que orientarão esta produção, ainda tí­mida no estado, mas essencial para as economias local e nacional.

Mato Grosso responde por 2,3% da produção nacional de leite, ocupando a 10ª posição no ranking brasileiro. Esta participação, apesar de pouco representativa, demonstra os desafios que ainda temos que enfrentar para tornar este setor mais atrativo e desenvolvido no estado.

Temos 20,9 mil propriedades leiteiras que produzem em média 92,6 litros de leite por dia. Neste estudo, conseguimos identificar o perfil do produtor de leite de Mato Grosso. Um dado que me chamou a atenção foi que boa parte deles dedica em média 14 anos de vida nesta atividade. Isso demonstra a persistíªncia e a vocação que estes produtores tíªm, mesmo diante das dificuldades, para proporcionar í  população um dos alimentos mais importante para a saúde humana.

Assim como na vida e em toda atividade econí´mica, temos que buscar soluções para superar algumas dificuldades. Uma delas é identificar alternativas que estimulem os filhos destes produtores a permanecerem na propriedade rural. A pesquisa mostra que, apesar da administração e da mão de obra da propriedade serem essencialmente familiar, apenas 40% dos filhos querem continuar neste ramo.

Fonte: Por Rui Prado

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas