#Produção de leite tem 68% de redução na Paraí­ba devido a seca

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O primeiro semestre do ano não foi nada animador para os pecuaristas na Paraí­ba. Isso porque o segmento fechou com retração tanto no abate bovino como na produção de leite, segundo dados divulgados ontem pela Pesquisa Estatí­stica da Produção Pecuária, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica (IBGE).

A quantidade de leite produzido na Paraí­ba, destinado í  indústria, registrou queda de 68,39%, quando comparados os primeiros seis meses de 2012 e 2013. No ano passado, foram produzidos 27,6 milhões de litros de leite no Estado, enquanto este ano o quantitativo foi de pouco mais de 8,7 milhões de litros.

Comparando o segundo trimestre do ano (abril a junho) com o mesmo perí­odo do ano passado, a Paraí­ba teve o pior desempenho do Nordeste, com  queda de aproximadamente 25,3%, retraindo de 13,2 milhões litros de leite no segundo trimestre de 2012 para 9,9 milhões de litros no segundo trimestre deste ano.

Também tiveram desempenho negativo os Estados de Pernambuco (-21,7%), Rio Grande do Norte (-18,4%) e Alagoas (-3%). Neste cenário de quedas, o Nordeste fechou o segundo trimestre de 2013 com retração de 4,2% na venda de leite, com 270 milhões de litros.  No mesmo perí­odo do ano passado foram mais de 280 milhões de litros.

REDUí‡íƒO DO PROGRAMA

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraí­ba (Faepa-PB), Mário Borba, a retração na produção de leite está ligada aos problemas da seca e a falta de investimentos no poder público. “No primeiro semestre de 2012 ainda não estávamos no pico da seca e o programa Pão e Leite funcionava em plenitude. Ele garantia aos produtores bolsas de 120 mil litros de leite por dia, garantia que o homem do campo trabalhasse e as famí­lias se alimentassem. Depois das denúncias sobre irregularidade no programa, ele foi reduzido na Paraí­ba, por isso tivemos grande queda na produção”, disse o presidente da Faepa.

Segundo Mário Borba, é necessário investir em polí­ticas que incentivem a produção de leite no Estado. “A redução do programa Pão e Leite afastou o homem do campo. Mesmo o Estado incentivando o produtor com ração, houve uma queda na produção. Por isso acredito que é necessário um investimento maior para recuperar o setor, e um desses investimentos seria resgatar o programa do Pão e Leite”.

NO PAíS

Em todo o paí­s, entretanto, o crescimento da produção de leite foi de aproximadamente 2% no segundo trimestre, passando de 5,23 bilhões de litros de leite no segundo trimestre de 2012 para 5,34 bilhões no mesmo perí­odo deste ano. O melhor desempenho em crescimento foi de Roraima (166,7%), mas o maior volume de leite foi produzido em Minas Gerais, que sozinha teve melhor desempenho que todo o Nordeste, com 1,4 bilhão de litros de leite.

No acumulado do ano, foram adquiridos 11 bilhões de litros de leite, mantendo-se quase estável (+0,2) sobre o 1º semestre de 2012.

A pesquisa mostra que 40,9% de todo o produto foi adquirido pelas indústrias localizadas no Sudeste do paí­s e 34,2% por aquelas do Sul. Minas Gerais adquiriu 26,6% de todo o leite nacional no 2º trimestre de 2013, aumentando ligeiramente a sua participação frente ao mesmo perí­odo de 2012 (24,8%).

http://www.folhadosertao.com.br/portal/noticia.php?page=noticiaCompleta&id_noticia=16567

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas