#Produção de leite mais competitiva no SC

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Programa capacita gratuitamente pecuaristas de Santa Rosa do Sul

Ampliação da qualidade do leite e incremento na produção são benefí­cios relatados pelos 23 produtores rurais de Santa Rosa do Sul que participam do programa Mais Leite, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

As atividades são desenvolvidas na comunidade Barro Preto e contam com o envolvimento de vários parceiros, a exemplo de lacticí­nios, associações dos produtores e Sindicato Rural. O curso está no quinto módulo, do total de 12, com parte teórica e aulas práticas nos campos das propriedades rurais demonstrativas e é ministrado pela instrutora e veterinária Adriana Thiesen.

Ao todo os produtores tem 184 horas de aulas teóricas e práticas. Entre os assuntos abordados estão: diagnóstico, planejamento e gerenciamento da propriedade; implantação e manejo intensivo de pastagens perenes e de verão; manejo da ordenha e qualidade do leite; cerca elétrica, alimentação e reserva estratégica de alimentos; manejo de bezerras e novilhas; manejo de vacas e melhoramento genético; implantação e manejo de pastagens de inverno; irrigação de pastagem; manejo de vaca e melhoramento genético e sanidade.

“Os participantes estão muito satisfeitos com os resultados e ressaltam o valor da capacitação. Esta é a segunda turma desenvolvida no sul do Estado onde havia uma caríªncia significativa da qualificação dos produtores da pecuária leiteira. A situação na região vem apresentando grandes saltos na qualidade e no aumento da produção”, observa a supervisora do Senar/SC, na região sul do Estado, Sueli Silveira Rosa.

MAIS LEITE

Para otimizar a atividade leiteira foi lançado em 2010 o Programa Mais Leite, iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado í  Faesc. A iniciativa visa capacitar produtores rurais de manejo intensivo de produção de leite a pasto, aumentar a produção, ampliar a renda e melhorar a vida das famí­lias que moram no campo.

“As atividades capacitam desde o manejo intensivo de produção do leite até o cultivo do pasto, com exemplos teóricos e demonstrativos, acompanhados por técnicos qualificados do Senar”, realça o vice-presidente da Faesc e coordenador do Programa, Nelton Rogério de Souza.

As turmas do programa beneficiam de 20 a 25 participantes, sendo no máximo dois por propriedade. Para participar é preciso ser produtor ou trabalhador rural, ter 18 anos completos e ter a atividade leiteira como principal atividade econí´mica. Além disso, ter vontade de mudar e de melhorar a propriedade, estar comprometido em participar e cumprir todas as tarefas do programa e disponibilidade em realizar todos os registros técnicos e financeiros do programa.

Fonte: Agrolink com informações de assessoria

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas