Produção de café e leite cresce 158,5% em quatro anos em Rondônia, segundo a Emater

O setor produtivo rondoniense cresce significativamente a cada ano, porém, a soma das produções do café e do leite deu um salto de 158,5%, quando comparada a produção de 2011 com a de 2015.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O setor produtivo rondoniense cresce significativamente a cada ano, porém, a soma das produções do café e do leite deu um salto de 158,5%, quando comparada a produção de 2011 com a de 2015. Os agentes financiadores disponibilizam mais de R$ 1 bilhão em linhas de crédito para o produtor rural investir nesta safra.
Pelos dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), no pico produtivo Rondônia registrou 800 mil sacas de café colhidas, em 2011. Atualmente, a colheita chega a 1,8 mi de sacas/ano apresentando um crescimento de 125% nos últimos quatro anos. Já o leite teve aumento de 33,5%. O volume pulou de 1,9 mi litros/dia em 2011 para 2,6 milhões em 2015.
“Atribuímos esse fortalecimento do setor produtivo ao empenho do governo estadual em apoiar e incentivar o homem do campo na implantação de genéticas animal e vegetal”, disse o diretor vice-presidente da Emater, José de Arimateia da Silva, destacando a modalidade clonal para o café conilon e a inseminação bovina.
As estatísticas foram apresentadas nesta quarta-feira (23) na reunião de nivelamento de ações da Emater para 19 diretores dos escritórios que integram a regional de Ji-Paraná. O setor produtivo, por meio da agricultura familiar, se fortalece com a entrada de mais de 500 agroindústrias em pleno funcionamento no estado.
“Na região de Ji-Paraná temos 60 agroindústrias em funcionamento e outras 40 em fase final de implantação”, informou José Ribeiro da Silva Filho, assessor estratégico da regional.

CRÉDITOS

Os bancos da Amazônia, do Brasil e a Caixa Econômica Federal anunciaram na semana passada, em Ji-Paraná, que já dispõem de linhas de créditos direcionadas ao fomento do setor produtivo rondoniense.
“O montante de mais de R$ 1 bilhão está disponíveis ao homem do campo. Basta apenas que o interessado procure um dos técnicos extensionistas da Emater para elaborar o projeto na área desejada”, orientou o vice-presidente da Emater.

Fonte: Secom

Autor: Secom

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas