Pressão para dar fim à crise do leite

Políticos e representantes de entidades vão a Brasília para negociar medidas para conter efeitos da oferta elevada e consumo reduzido do produto
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Brasília se transformará nesta terça-feira na capital do leite gaúcho. Comitiva numerosa – 23 pessoas, de políticos a representantes de entidades – vai até o coração do poder negociar medidas para conter a crise que se alastra no Rio Grande do Sul, atingindo mais de 20 mil famílias.

Para reduzir estoques e diluir os efeitos nocivos trazidos pela combinação de oferta elevada e consumo reduzido, há uma lista de propostas a ser apresentada para os ministérios do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e da Agricultura e Conab.

 

A começar pela compra de 4 mil toneladas de leite em pó do estoque gaúcho – estimado em cerca de 12 mil toneladas, segundo o Sindilat-RS. E, dentro do possível, para aquisição de leite UHT.

Mais ousado, o pedido para suspender por período de 90 a 120 dias as importações de leite em pó e derivados lácteos tenta barrar a entrada de produto estrangeiro. Ainda que o volume comprado pelo Brasil tenha caído em 2014, na comparação com 2013: foram 24,91 mil toneladas a menos.

– A importação pressiona o preço do derivado para baixo no mercado interno – diz Ardêmio Heineck, diretor-executivo do Instituto Gaúcho do Leite.

Há ainda a exportação à Rússia. O grupo quer agilidade na habilitação a três unidades – da Cosuel, Cosulati e CCGL.

E como a ideia é mesmo colocar toda pressão à mesa, será retomado o pedido da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS) – negado em 2014 – para a criação de linha emergencial de crédito para produtores que ficaram sem receber, afirma o deputado estadual Elton Weber (PSB), ex-presidente da entidade.

Argumentos às reivindicações não faltam. Como o de que está sobrando mais leite do que o habitual. Ao menos 12 empresas faliram ou entraram em recuperação judicial. Como resultado, produtores ficaram sem ter para quem entregar e com pagamentos em aberto.

Gisele Loeblein
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/campo-e-lavoura/noticia/2015/02/gisele-loeblein-pressao-para-dar-fim-a-crise-do-leite-4697367.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas